Nos dias 19 e 20 de maio aconteceu em Campo Grande – MS, o Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito – Etapa Centro Oeste, e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) foi representada pelo Gerente de Educação para o Trânsito, Pedro Santos
Aconteceu nos dias 19 e 20 de maio, em Campo Grande – MS, Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito – Etapa Centro Oeste. Na abertura do evento, o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, falou sobre a importância da Educação para o Trânsito e a valorização do educador.
Em seguida, houveram apresentações do Programa EDUCA, do Observatório Nacional de Segurança Viária; do Programa CONEXÃO DNIT; do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e do Programa EDUCAR/FETRAN – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito; da Polícia Rodoviária Federal, com programas educativos apoiados pelo MInfra/Senatran.
No evento, a SMT teve espaço para apresentar um painel de boas experiências em educação para o trânsito, que ficou exposto para todos os participantes conhecerem e se inspirarem. O painel contém informações sobre o Projeto SMT nas Escolas e CMEI’s, em que a SMT visitas as escolas com ações educativas divididas em cinco etapas: Atividade em Classe (aula expositiva); Atividade Extraclasse (aula prática em um circuito móvel); Propostas de Alterações na Sinalização e Sistema Viário; e a Execução da Sinalização e Avaliação.
”Esse é um projeto que já estamos executando no município. Com a finalização da escola de trânsito pretendemos amplia-lo ainda mais. Quando levamos o trânsito às escolas, notamos o quanto esse tema desperta a atenção das crianças e adolescentes e para nós a promoção de uma consciência no trânsito deve ser levada em consideração desde a infância.”ressalta o Gerente de Educação para o Trânsito, Pedro Santos.
Ainda no primeiro dia, nosso Gerente de Educação para o Trânsito participou de uma oficina de “Contação de Histórias com Teatro de Sombras”, ministrada pela equipe do Detranzinho, do DETRAN-MS, na qual foram apresentadas técnicas teatrais como o teatro de sombras, o teatro de papel, o teatro de fantoches, a contação de histórias, manipulação de bonecos, fantoches e objetos para fins de educação para o trânsito.
Participou também da Sala Temática “O Potencial das Escolas Públicas de Trânsito”, conduzida pelo Prof. Dr. Renan Junior, representando o CETRANMS – Conselho Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul, em que debateram sobre os desafios regionais e as boas experiências acerca do tema. Ao final, foi redigido uma carta do Centro-Oeste expressando as principais dificuldades e as possíveis soluções para os temas debatidos em todas as salas temáticas.
Já no dia 20, nosso Gerente participou da oficina “Elaboração de Campanhas Educativas”, com a Consultora em Segurança Viária Roberta Torres, nas quais foram apresentadas técnicas para a elaboração de campanhas mais eficientes, métodos de avaliação da eficácia das campanhas e definição de temas.
Por fim, realizaram uma visita técnica ao Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul – DETRANMS, com oportunidade de conhecer o Projeto Detranzinho, assistiu à apresentação teatral do espetáculo “Uma História de Verdade”, do Grupo ChicoMaria Produções, bem como da Agencia Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande – AGETRAN, além de uma Vivência com Óculos Simuladores de Embriaguez.
Próximos passos
Com o objetivo de tornar o trânsito de Senador Canedo referência no estado, o retorno da nossa Gerência de Educação para o Trânsito trouxe vivências e saberes únicos, adquiridos a partir das sensibilizações, debates e troca de experiências, o que enriquece e expande as possibilidades da Educação para o Trânsito em Senador Canedo.