Seja no mar ou na montanha, pequenas vilas ou grandes capitais, há tantos lugares bonitos e incríveis que, mesmo já ouvindo falar, as vezes não prestamos a atenção que eles merecem. Ainda que seja impossível classificar tudo que há de tão lindo espalhado pelas nossas terras tupiniquins, não temos como ignorar tanta beleza.
Alguns lugares mereceram destaque pelos tesouros guardados, outros pelas tradições seculares, ou ainda simplesmente por serem abençoados pelo espetáculo da natureza. Nessa lista – sem nenhuma ordem em particular – trazemos 29, das cidades mais bonitas do Brasil. Relaxe, aprecie-as sem moderação e quem sabe elas não sirvam de inspiração para uma próxima viagem. E também pode assegurar que incluímos mais do que só as cidades turísticas cheias de gente.
1. Fortaleza, Ceará
A vocação de ser referência nacional em diversos setores artísticos, faz da capital cearense o destino ideal para muita festa, recheado de história e, sem dúvida, tem muito o que fazer em Fortaleza entre suas paisagens incríveis do famoso litoral nordestino. O encontro do Rio Mundaú com o mar deixa tudo ainda mais lindo, principalmente se for admirado do “mirante das dunas”.
2. Blumenau, Santa Catarina
Localizada no belíssimo Vale do Itajaí, o charme da herança cultural dos colonizadores europeus está por todos os lados. Além de ser reconhecida internacionalmente pela maior festa alemã das Américas – a Oktoberfest, Blumenau recebe seus visitantes com um clima todo especial e uma culinária de lamber os beiços.
3. Olinda, Pernambuco
A árvore-símbolo da cidade é a marca registrada das paisagens da região colocando seus coqueiros como pano de fundo para qualquer foto do álbum de viagem. Entre as ladeiras (consideradas Patrimônio Cultural Mundial) e o fundo do mar, fique com os dois. Conhecida como a “Capital Brasileira dos Naufrágios”, a vida marinha de Olinda é indiscutivelmente imperdível.
4. Ouro Preto, Minas Gerais
Dentro da enorme diversidade do patrimônio cultural brasileiro, Ouro Preto é motivo de destaque. Não será difícil se encantar com os conjuntos urbanísticos e arquitetônicos do século XVIII, seus núcleos históricos e um clima de sedução em meio as capelas, museus e chafarizes ladeados pelas ladeiras de paralelepípedo que recortam toda a antiga Vila Rica.
5. Salvador, Bahia
A começar pelas misturas culturais, seja do simpático povo soteropolitano ou da música animada, passando pelas histórias contadas em seus casarios coloniais, além da culinária com fortes raízes africanas, pode já ir se preparando para fazer as reservas em um dos hotéis baratos em Salvador. A brincadeira fica ainda mais divertida quando o assunto são os mais de 50 quilômetros de praias.
6. Florianópolis, Santa Catarina
A beleza da ilha é indiscutível. Para os amantes de esportes radicais a costa leste é um prato cheio. Mesmo se não for curtir um voo de asa delta ou as ondas da Praia Mole, as trilhas e a paisagem intacta de Florianópolis se tornam um baita programa. Entre os passeios em meio a natureza, destaque para o roteiro de barco à Costa da Lagoa com direito a cachoeira ou uma visita a Lagoa do Peri, a maior lagoa de água doce potável da costa catarinense.
7. Gramado, Rio Grande do Sul
O contraste cultural das origens europeias com a referência dos costumes dos gaúchos é uma particularidade mais do que exclusiva, inclusive facilmente notado em qualquer hotel em Gramado. No coração da Serra Gaúcha, além dos cenários encantadores e um povo hospitaleiro, o clima diferenciado é um dos motivos que leva tanta gente a conhecer a região, principalmente quando as temperaturas caem. Uma ótima opção é o Snowland.
8. Maceió, Alagoas
Seja pelos tons de azul e verde das águas do mar, pelas areias brancas e finas ou pela magia das paisagens formadas pelos infinitos coqueirais, os encantos de Maceió estão por todos os lados. Com praias ainda primitivas, as piscinas naturais formadas na maré baixa completam ainda mais o conceito de paraíso.
9. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Já levando na bagagem o famoso título de “Cidade Maravilhosa”, não há como passar despercebido por tantos cenários deslumbrantes, a começar pela tradição de muitos hotéis no Rio. Reverenciada em canções e intimamente ligada com seu orgulhoso povo carioca, a cidade respira beleza e seus cartões postais são honrados em todo o mundo. Nas próximas férias no Rio de Janeiro, lembre-se de conhecer a “quase secreta” Praia do Joá (Joatinga), escondida entre São Conrado e a Barra da Tijuca.
10. Morretes, Paraná
As rotas de aventura se perdem entre a harmonia das montanhas, bosques, cachoeiras e recantos ainda pouco explorados. A pacata cidade do litoral paranaense é um colírio para os olhos e um prazer para a alma. Encarar a subida do imponente Pico do Marumbi ou apenas admirar a imensidão do Rio Nhundiaquara são apenas algumas boas ideias para curtir a bela Morretes.
11. Curitiba, Paraná
Na lista das cidades ecologicamente sustentáveis e entre as 15 “cidades verdes” do mundo, Curitiba faz jus quando o assunto é natureza e bem estar. Os parques arborizados e os lindos bosques espalhados por uma das principais capitais brasileiras são as moradas das enormes araucárias, dos magníficos ipês roxos e amarelos e dos pinheiros-do-paraná, árvore símbolo da cidade.
12. Holambra, São Paulo
As fazendas de cultivo de tulipas, rosas e crisântemos de Holambra formam uma explosão de cores, principalmente na primavera. A única estância turística da Região Metropolitana de Campinas é caracterizada como um pedacinho da Holanda no Brasil que, orgulhosamente, mantém as tradições trazidas pelos colonos, observadas nos símbolos desenhados nas calçadas e na instalação do maior moinho de vento da América Latina.
13. Fernando de Noronha
A êxtase de ver o paraíso já começa da janela do avião. A vista das 21 ilhas do arquipélago de Fernando de Noronha é indescritível. Um dos principais santuários ecológicos da humanidade é lindo dentro e fora d’água. Tartarugas, golfinhos e diversas espécies marinhas serão seus companheiros de viagem em um dos lugares mais cobiçados do mundo.
14. São Francisco do Sul, Santa Catarina
A graça do casario em estilo colonial português já dá o tom de sedução nas ruelas do centro histórico. A terceira cidade mais antiga do Brasil é elegantemente ostentada pela combinação das paisagens da baía da Babitonga e da tranquilidade da Vila da Glória, no Distrito do Saí, localizada na parte continental de São Francisco do Sul.
15. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Bastante exposta como uma das melhores regiões fabricantes de vinhos do Brasil, Bento Goncalves é o ponto de encontro do enoturismo e, claro, a natureza de portas abertas para os visitantes. Emoldurado por colinas e os incríveis parreirais, o Vale dos Vinhedos concentra grande parte das vinícolas e um espetáculo de cores.
16. Monte Verde, Minas Gerais
A pequena cidade do interior de Minas recebe seus visitantes com o deslumbre do vale e das encostas da belíssima Serra da Mantiqueira. Devido ao sossego e as referências comparadas às paisagens dos Alpes Suíços, Monte Verde passou a ser um dos destinos mais procurados para viagens românticas e pacotes de lua-de-mel – com toda razão.
17. Brasília, Distrito Federal
A cidade planejada foi o primeiro bem cultural contemporâneo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A importância arquitetônica de Brasília apresentada nos projetos urbanísticos forma um interessante conjunto sob as estruturas dos Eixos Rodoviário e Monumental que dão a forma de um avião.
18. Pirenópolis, Goiás
Localizada no trecho conhecido como Serra dos Pirineus, a pacata cidade de Pirenópolis se deslumbra entre a vegetação campestre da borda do Planalto Central e uma extensa planície composta pelos rios da Bacia do Tocantins-Araguaia. A combinação de seu cenário histórico-cultural-ambiental é o destino ideal para o turismo ecológico.
19. Joinville, Santa Catarina
Mesmo sendo a maior cidade de Santa Catarina, o clima interiorano e as raízes da colonização europeia dão um toque todo especial, muito bem vistos pelas casas em estilo enxaimel. Conhecida também como a cidade das flores, os jardins espalhados por Joinville são uma atração à parte, sem contar os passeios pela Estrada Bonita.
20. Garibaldi, Rio Grande do Sul
Aqui as videiras são as estrelas da região ostentando o alto potencial das uvas produzidas nas Serras Gaúchas. Garibaldi é conhecida atualmente como a capital nacional da champanhe que, convenientemente, presenteia os visitantes com a Rota dos Espumantes com direito a um show de prazeres e sabores.
21. Petrópolis, Rio de Janeiro
Polo do ecoturismo da região serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis é lindamente ornamentada pela Mata Atlântica, fazendo parte da primeira Área de Proteção Ambiental criada no país. Integrante ainda do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a cidade ainda oferece circuitos ecorrurais de cair o queixo.
22. Porto Seguro, Bahia
Referida por muitos como o berço do Brasil, a cidade agradável do sul baiano encanta qualquer um com seus recifes de corais e quilômetros de falésias coloridas. Para os amantes do ecoturismo tem o Parque Nacional de Monte Pascoal. A cultura dos índios pataxós e as belezas naturais do Parque Marinho Recife de Fora completam as maravilhas de Porto Seguro.
23. Pomerode, Santa Catarina
As raízes alemãs prosperam nas casinhas de madeira concentradas principalmente nas ruas Progresso e Testo Alto. Discretamente localizada no Vale do Itajaí, Pomerode possui uma arquitetura e um clima todo peculiar. As excursões de quadriciclo e jipes para explorar a vida selvagem da região introduzem um pouco mais de adrenalina.
24. João Pessoa, Paraíba
Uma das mais antigas e menores capitais nordestinas apresenta uma mistura de cenários que combina as imponentes construções barrocas do século XVI com a rusticidade das praias quase desertas do litoral sul de João Pessoa. Destaque para as belezas de Tambaba, um dos lugares naturistas mais consagrados do Brasil.
25. Diamantina, Minas Gerais
Fica fácil entender porque Diamantina é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade quando se fica de cara com as estruturas coloniais e a arquitetura barroca, muitas vezes ainda iluminadas por lampião. Em meio a natureza, as grutas e cachoeiras dão o ar da graça na magnífica Serra do Espinhaço.
26. Gonçalves, Minas Gerais
Outro tesouro escondido na Serra da Mantiqueira, a pequena Gonçalves está cada vez mais presente nos roteiros de ecoturismo do Brasil. A paisagem incrível do alto de seus 2 mil metros é formada por florestas de araucárias, cachoeiras e penhascos de tirar o fôlego. Com bastante disposição, as trilhas para as pedras Chanfrada, do Forno e Bonita, presenteiam com vistas panorâmicas memoráveis.
27. São Paulo, São Paulo
Embora seja uma das principais megalópoles do mundo, a referência do trânsito caótico se anula em um delicioso passeio pelo pulmão da cidade – o Parque do Ibirapuera. Para um encontro de horizontes um tanto interessante, um passeio de helicóptero é uma forma exclusiva de apreciar as belezas disfarçadas pela “selva de pedras” e quem sabe buscar inspiração para escolher onde ficar em São Paulo.
28. Campos do Jordão, São Paulo
Classificada como estância climática e também conhecida como a Suíça Brasileira, Campos do Jordão é, sem dúvida, um dos principais destinos turísticos de inverno do país. Ainda que convidativa para uma noite de fondue, vinho e lareira, a cidade durante o dia serve para muitas aventuras e nos dias mais quentes dá pra curtir atividades como arborismo, mountain bike e as trilhas – com destaque para a Pedra do Baú.
29. São Bento do Sul, Santa Catarina
Localizada na Região Metropolitana Norte/Nordeste Catarinense, São Bento do Sul merece os apelidos de “Cidade da Música” e “Cidade do Folclore”. A preservação da cultura e das tradições europeias são definitivamente os traços mais marcantes da região. Para contemplar as belezas naturais, o Roteiro das Araucárias é o passeio mais do que perfeito.
Qual é a sua cidade mais bonita?