Primeira-dama do município, Dona Dorinha lidera comitiva em ação organizada pela deputada federal Silvye Alves, no Palácio do Congresso Nacional, na Câmara Federal, nesta terça-feira (09/05). Iniciativa conta com participação de 17 senadores e 207 deputados. Meta é que Judiciário, Ministério Público, polícias Civil e Militar tenham maior celeridade nos processos relativos às agressões
A primeira-dama de Trindade, Dona Dorinha, liderou um grupo de mulheres para Brasília, nesta terça-feira (09/05), onde participaram do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, idealizada pela deputada federal Silvye Alves. O evento aconteceu no Palácio do Congresso Nacional, na Câmara Federal.
Estiveram presentes Gabriela Alves, secretária municipal de Assistência Social, Ariane Leite, presidente do Conselho Municipal de Direito da Mulher de Trindade, Rouane Azevedo, madrinha da educação, Maria Luci Galindo, mãe do deputado estadual Cristiano Galindo, e 50 servidoras da Secretaria Municipal de Educação.
A Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica conta com a participação de 17 senadores e 207 deputados federais. A previsão da deputada federal Silvye Alves é de que a estrutura crie ações em todos os estados brasileiros e, assim, mobilize investimentos e pressione o Judiciário, o Ministério Público e as polícias Civil e Militar para que tenham maior celeridade nos processos relativos à violência contra a mulher.
“Devemos criar e mobilizar essa força que está no município, no Estado e no governo federal. É preciso haver união até mesmo financeira e priorizar a questão do investimento que falta hoje no Brasil para quebrarmos essa corrente de violência contra a mulher”, destaca a deputada federal.
A primeira-dama, Dona Dorinha, voltou para o município ainda mais fortalecida e convicta de que o trabalho realizado pela Prefeitura de Trindade está no caminho certo. “Temos aqui a Secretaria de Assistência social, o Conselho Municipal de Direito da Mulher de Trindade e uma prefeitura pronta para agir contra a violência em qualquer lugar, mas principalmente a doméstica, onde são registrados os maiores índices de casos nas delegacias de todo o país”, pontua.
Antes do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, ocorreu uma sessão solene em homenagem às mulheres vítimas de feminicídio no Brasil.
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apresentados pela deputada Sylvie Alves, em 2002 o país bateu um recorde no feminicídio, com 1.410 mulheres assassinadas, o que significa que uma mulher foi morta no Brasil a cada seis horas. A previsão é que esse número seja subnotificado e que possa chegar a 3.900 mortes, no ano passado.
O objetivo da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica é debater e propor ações para prevenir e combater a agressão doméstica, bem como cobrar leis mais severas para punir os homens que cometem crimes contra a mulher, a fim de combater a impunidade.
A secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Alves, destacou a importância do grupo de Trindade em Brasília para fortalecer a luta pelos direitos no município. “Agradecemos à deputada federal Silvye Alves por esse movimento que trará mecanismos para que possamos combater a violência contra a mulher em nosso Estado”, aponta.
A iniciativa busca proteger e atender as vítimas de violência doméstica. “Esse é um momento histórico para o nosso país. Somente juntos somos capazes de lutar pela garantia dos direitos das mulheres”, afirma Ariane Leite, presidente do Conselho Municipal de Direito da Mulher de Trindade.