Levantamento ouviu 1 mil pessoas durante os dez dias da Romaria sobre atendimento ao turista, segurança, infraestrutura, limpeza, organização, desfile dos carreiros e shows. Aprovação mostra que estratégia de preparação adotada pelo prefeito Marden Júnior deu certo mesmo com menos de três meses para o planejamento, por respeito aos indicadores da pandemia
Uma pesquisa de satisfação envolvendo 1 mil romeiros que vieram a Trindade durante a Romaria do Divino Pai Eterno deste ano revela uma aprovação da organização do evento por mais de 83% dos entrevistados.
A consulta foi realizada pela Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Trindade. Este ano, quase 3 milhões de turistas estiveram na cidade nos 10 dias da Romaria do Divino Pai Eterno.
Vindos de diferentes cidades e estados, também foram inúmeros os depoimentos de romeiros às equipes da Secretaria Municipal de Comunicação, exaltando o acolhimento, a limpeza e a segurança que encontraram este ano em Trindade, após dois anos sem poderem vir presencialmente.
Já o levantamento da Secretaria de Turismo apresentou quesitos como atendimento ao turista, segurança, infraestrutura, limpeza, organização, desfile dos carreiros e shows.
Das pessoas que responderam à pesquisa de satisfação, 56,30% afirmaram que acharam tudo ótimo, e 27,60% que estava bom, somando 83,90% de aprovação. As que consideraram regular foram 16,08% e ruim 0,15%.
A preocupação em preparar uma festa com todo o cuidado para a retomada da Romaria do Divino Pai Eterno de forma presencial norteou o prefeito Marden Júnior desde que ele recebeu aval do Grupo de Operações de Emergência e Saúde (GOE) sobre a situação epidemiológica em Trindade, frente às novas cepas do coronavírus que fizeram a pandemia de Covid-19 recrudescer nacionalmente.
Com o avanço da vacinação e os índices de positivação por Covid sob controle em Trindade, faltando menos de três meses para o início do calendário da festa, o prefeito acatou as orientações técnicas do GOE sobre a realização do evento com a presença de público este ano.
As prioridades seguintes foram promover uma campanha com outdoors alertando para que os romeiros de diferentes cidades atualizassem seus cartões de vacinação de Covid e Influenza antes de virem para Trindade, usassem máscara facial especialmente se portadores de comorbidade, e álcool gel 70% sempre para higienização.
Durante a romaria, o planejamento envolveu vacinação e testagem de turistas e moradores, alcançando 1.600 testes de Covid e 1.300 imunizações entre Covid e Influenza, das quais 60% de turistas.
Outras ações foram para disponibilizar informação e orientação aos turistas desde o trajeto pela GO-060, e fazer a Romaria com a maior presença das forças de segurança já vista, com o fim de prevenir a violência e contribuir com a organização dos grandes eventos, como as procissões, o desfile dos carros de boi, shows, entre outros.
Mais uma preocupação foi a de garantir a máxima e rápida limpeza diária da cidade. Para se ter uma ideia, foram coletadas 50 toneladas a mais de lixo do que em dias normais.
O secretário de Turismo, Warley Lopes, destaca que a pesquisa “prova que estamos no caminho certo, e serve de base para a preparação para os próximos anos”.
Desde que foi instalada a Sala de Gestão Integrada da Romaria, em maio, os preparativos para a festa de 2022 foram discutidos entre várias instituições.
No grupo, presidido pelo chefe de gabinete do prefeito, Rodrigo Bueno, estão as secretarias municipais de: Turismo e Cultura; Segurança Pública (SMT); Planejamento Urbano; Habitação e Regularização Fundiária (fiscalização de posturas); Comunicação; Assistência Social; Indústria, Comércio e Serviços; Igreja Católica; Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; Conselho Municipal de Turismo; Associação Brasileira da Indústria Hoteleira.
A troca de informações estratégicas deste grupo balizou várias decisões que poderão guiar a organização da Romaria de Trindade de 2023, a segunda presencial a ser preparada pela gestão de Marden Júnior, como se previu assim que a edição deste ano encerrou.