Anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde do ES após visita técnica aos diversos serviços ofertados pelo Crer voltados à reabilitação, readaptação e ressocialização do paciente
Unidade do Governo de Goiás, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) será usado como modelo para a transformação de uma unidade de saúde do Espírito Santo, que tem o mesmo perfil de atendimento. A decisão foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde do ES, Miguel Paulo Duarte Neto, após visita técnica ao hospital, realizada nesta sexta-feira (20/12).
Miguel Paulo Duarte veio a Goiânia com uma comitiva de gestores da Saúde do ES para conhecer, in loco, os serviços voltados à reabilitação, readaptação, resgate da autoestima e ressocialização realizados diariamente pelas equipes do Crer. Ele foi acompanhado na visita técnica pelo secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, pelo secretário adjunto, Sérgio Vencio, por diretores e profissionais do Crer e por representantes da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), organização social que faz a gestão da unidade.
“O Espírito Santo está procurando melhorar seu sistema de reabilitação e veio aprender com quem faz isso com maestria”, pontuou Miguel Paulo Duarte, ao acentuar que pretende dotar o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), localizado em Vila Velha, na Região Metropolitana de Vitória, com a mesma excelência existente no Crer.
Fundado há 22 anos, o Crer é reconhecido internacionalmente pela qualidade, humanização e eficiência do serviço prestado às pessoas que necessitam de reabilitação física em função de diferentes tipos de agravos ou de traumas. Recentemente a unidade obteve a Acreditação Qmentum Internacional, um título canadense considerado um dos mais importantes do mundo.
Os gestores do Espirito Santo visitaram diversos setores do Crer, conversaram com os colaboradores da unidade e interagiram-se com os pacientes, inclusive com crianças. Eles passaram pelo ambulatório, academia, ginásio de fisioterapia, clínica intelectual, cinema azul, sala de pedagogia e o laboratório de marcha.
Miguel Paulo Duarte ficou impressionado com a diversidade de aparelhos e com o avanço tecnológico implementado em alguns serviços. O laboratório de marcha, por exemplo, dotado de câmeras, plataforma e de um software de última geração, identifica os principais pontos dos membros inferiores dos pacientes que necessitam de reabilitação.
Para o secretário Rasível Santos, foi positiva a visita de toda a equipe capixaba. “Para nós, encontros como esse representam uma troca de experiência. Além de repassarmos o que temos de mais significativo, aprendemos muito com os representantes de outros sstados”, pontuou.