Na América Latina, Brasil é o país com maior prevalência de depressão

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, essa é a principal causa de incapacidade em todo o mundo

A depressão é um transtorno mental associado a sentimentos de incapacidade, irritabilidade, pessimismo, isolamento social, perda de prazer, déficit cognitivo (memória e raciocínio ficam prejudicados), baixa autoestima e tristeza, que interferem na vida diária. Ela afeta as capacidades de trabalhar, dormir, estudar, comer, socializar, entre outros. Esse transtorno é caracterizado por sentimentos negativos e que persistem por pelo menos duas semanas, causando prejuízos.

Em plena era da tecnologia de avanços em todos segmentos, você ainda tem preconceito com a depressão, acreditando que ela não existe, diminuindo-a às vezes como frescura?

Saiba que depressão é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas infelizmente, ainda existe um estigma em torno dela.

A depressão é uma condição real e não um sinal de fraqueza e ou falta de Deus.

Depressão é uma doença séria que pode causar uma grande variedade de sintomas.

A depressão é causada por uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e ambientais e deve ser tratada com profissionais capacitados como psicólogos e psiquiatras.

Sintomas

Alguns sintomas devem ser observados como ponto de alerta para a depressão:

  • humor deprimido, irritabilidade, ansiedade e angústia;
  • desânimo ou cansaço elevado;
  • diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis;
  • desinteresse, falta de motivação e indiferença;
  • sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desamparo e vazio;
  • ideias frequentes e desproporcionais de culpa, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, fracasso e pensamentos de morte;
  • interpretação distorcida e negativa da realidade;
  • dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
  • diminuição da libido;
  • perda ou aumento do apetite e do peso;
  • insônia, despertar matinal precoce ou aumento do sono;
  • dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza atendimento para pessoas em sofrimento psíquico por meio dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada para o cuidado e desempenha papel fundamental na abordagem dos Transtornos Mentais, principalmente os leves e moderados, não só por sua capilaridade, como também por conhecer a população, o território e os determinantes sociais que interferem nas mudanças comportamentais, dispondo de melhores condições para apoiar o cuidado.

Não sofra sozinho,
busque ajuda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *