Pois pode ser exatamente isso que está te impedindo ou atrasando de avançar, de realizar seus sonhos, ser saudável, completa, segura, feliz, etc. DESAMARRE-SE!!!
A impulsividade e o desejo de agradar o outro são dois fatores que podem levar você a tomar atitudes das quais você se arrepende depois.
É importante você ter em mente que a sua paz é o árbitro para todas as coisas, portanto, se você não sente tranquilidade em determinada situação, não se force para continuar nela e agradar o outro.
Outro ponto importante é que você conheça os seus princípios e se mantenha fiel a eles. Lembre que situações e pessoas passam, mas as memórias e marcas ficam para sempre. Por isso, antes de abrir mão de quem você é, pense duas vezes se você quer mesmo quebrar os seus próprios limites.
Por fim, o autoconhecimento é a chave principal para você conseguir impor limites. Para que você consiga saber até onde é saudável você ir, é preciso que você saiba quem você é, o que te move e aonde você quer chegar.
Assim, ao ter essas respostas, você vai conseguir dizer “não” com mais facilidade.
O que fazer quando não me respeitam?
Quando você se sente desrespeitado, o primeiro passo é conversar de modo sincero com essa pessoa. Explicar o que está acontecendo, como você se sente e o que poderia ser feito para melhorar isso.
Caso a pessoa entenda e mude, está resolvido! Mas caso ela comece a argumentar e se recuse a mudar, a melhor atitude é manter um limite saudável dessa pessoa.
Muitas vezes, não dá pra cortar ela do seu convívio, ainda mais se for um familiar ou colega de trabalho/estudo, mas você pode estabelecer uma zona de segurança daquela pessoa. Começar a abordar menos assuntos com elas, não dar corda quando ela fizer algo que incomoda você e mostrar, com maturidade, que ela não pode agir de qualquer maneira com você.
O autoconhecimento é uma ferramenta preciosa na hora de impor limites. Afinal, para saber o que machuca você, quais são seus gostos e princípios, você precisa se conhecer, certo?
E a melhor maneira de começar a conhecer a si mesmo é com a terapia! Ao falar com um psicólogo, e o mais importante, ao se ouvir falando, você descobre coisas sobre você que estavam adormecidas e você não tinha dado tanta atenção assim.
Dessa forma, você começa a perceber as nuances do seu ser, e a se amar mais!
Psi.Eliz Meireles