Com a coordenação da deputada federal Flávia Morais, Bancada Goiana se reúne com a Ministra do Turismo Daniela do Waguinho. O objetivo da reunião foi alinhar a bancada do estado com o governo federal e discutir as potencialidades turísticas do estado de Goiás
Além da deputada Flávia Morais participou da reunião: José Nelto, Daniel Agrobom, Marussia Boldrin e os prefeitos de Flores de Goiás, Altran Avelar e de Bom Jardim, Adair Henrique da Silva.
Todos foram recebidos pela Ministra Daniela do Waguinho, que estava acompanhada por Jacinta da Silva Santos (Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério do Turismo) e Débora Barbosa (Secretária Nacional de Planejamento do Ministério do Turismo).
“O Turismo é uma pauta positiva que gera empregos, rende e oferece uma oportunidade para se conhecer o Brasil, que é um país lindo” Disse a Ministra Daniela do Waguinho em suas palavras iniciais.
Na oportunidade cada membro da bancada teve a oportunidade de expor suas idéias e fazerem solicitações à Ministra.
Em sua fala a deputada federal Flávia Morais afirmou que estava bastante otimista com a nova gestão e esperava que a eficiência pudesse potencializar o turismo em Goiás:
“Goiás tem diversos caminhos que podem ser exploradas, Ministra, o ‘Caminho Religioso’ onde temos cidades que possuem festas religiosas que atraem milhões de pessoas todos os anos, como é o caso de Trindade, Muquém, Catalão e outras. Temos ainda, as Cavalhadas de Palmeiras, Pirenópolis e Goiás. Outro é o ‘Caminho das Águas’, onde a água é o grande atrativo, como é o caso de Caldas Novas, Rio Quente e outros, além dos Municípios, que têm o Rio Araguaia como tema. Ainda temos o ‘Caminho da Terra e do Ouro’, que são cidades possuem grutas e uma natureza exuberante, com cachoeiras e rios onde é praticado o ecoturismo e o agro-turismo, como é o caso de Flores de Goiás, Terra Ronca, Bom jardim, Cavalcante, Chapada dos Veadeiros e Alto Paraíso só para citar alguns exemplos.” Disse a deputada.
Alguns temas foram debatidos na reunião:
- Ação conjunta entre o Ministério e a Bancada Goiana com investimentos conjuntos para o desenvolvimento do Turismo em Goiás.
- Exploração do potencial de Goiás, especialmente de Flores de Goiás e de Bom Jardim de Goiás. (No encontro foram solicitados investimentos para o desenvolvimento desses municípios).
- Exploração do ‘Pequi’ como uma marca turística em Goiás.
- Investimentos no Agro-turismo e no Ecoturismo.
- Elaboração de projetos em conjunto para o desenvolvimento do turismo em diversas regiões de Goiás.
- Informações de rotas turísticas para o Ministério.
- Envolvimento do Ministério no planejamento, discussão e direcionamento dos recursos. Que o Ministério aponte o caminho e as soluções para que o turismo cresça e se desenvolva.
- Que a equipe técnica faça uma análise, in loco, e conheça os atrativos que o estado possui.
- Envolvimento do Sebrae com elaboração de fóruns que abordem o desenvolvimento do Turismo em Goiás.
- Levantamento das demandas de cada município ou região com potencial turístico.
Ao final da reunião foi feito um convite formal à Ministra Daniela do Waguinho para participar da Festa do Divino Pai Eterno em Trindade e também conhecer algumas cidades com potencial turístico em Goiás.