Nesses dias de Guerra entre a Rússia e Ucrânia, nós, do Jornal Gazeta Centro-Oeste, trouxemos algumas informações sobre a zona de Chernobyl para lembrarmos o desastre que aconteceu há mais de trinta anos.
A usina de energia, localizada em Pripiat – antes pertencente à antiga União Soviética – começou a ser construída em 1972. No começo do seu funcionamento, era capaz de gerar mil megawatts ou 10% de energia da Ucrânia. A ideia era construir, no local, 12 reatores até 2010. Mas os planos foram suspensos no desastre de 1986.
O acidente aconteceu entre 25 e 26 de abril daquele ano, mais precisamente no reator número 4 de Chernobyl, durante um teste de segurança realizado no início da madrugada – que simulava uma falta de energia da estação, quando os sistemas de segurança de emergência e de regulagem de energia foram intencionalmente desligados.
Uma combinação de falhas resultou em condições descontroladas. A água superaquecida no local virou vapor e causou uma grande explosão. O fogo só foi contido semanas depois. E, oficialmente, no momento, duas pessoas morreram e mais de cem militares foram hospitalizados. Contudo, nas décadas seguintes, dezenas de ex-residentes da região morreram de câncer.
Agora, a luta é por salvaguardar a área para evitar outro desastre na nossa história! Mas, neste momento, ucranianos e russos estão em combate justamente em área perto de Chernobyl!