Liderada pela deputada Flávia Morais (PDT) prefeitos de diversas cidades goianas tiveram encontro com o ministro Waldez Góes
A reunião aconteceu na sede do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) na Esplanada dos Ministérios em Brasília, na tarde desta segunda feira, dia 27/03/23. O Ministério nesta semana está promovendo, a ‘Virada Municipalista’, com objetivo de prestar informações e tirar dúvidas de municípios de todo o País sobre projetos e ações da Pasta.
A comitiva de prefeitos de Goiás foi recebida pelo ministro Waldez Góes que estava acompanhado de sua equipe: o Diretor de Obras, Paulo Falcão, o Secretário Nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff e Wesley Felinto, Chefe de Gabinete do Ministro. Entre os principais temas tratados foram ações de proteção, Financiamento, expectativa de crescimento e desenvolvimento, defesa civil e o programa Rotas de Integração Nacional, que são redes de Arranjos Produtivos Locais (APLs) associadas a cadeias produtivas estratégicas. O programa busca aumentar a produtividade nas diferentes rotas existentes no País, incluir novos produtos com potencial nos mercados e promover agregação de valor.
“Nosso produto não está na lista de rotas do Ministério” disse o prefeito de São Miguel do Passa Quatro em tom de brincadeira, nosso produto é a ‘cachaça’ e provocou risos de muitos presentes. “Estamos aqui porque precisamos da ajuda do Ministério para solucionar nossos problemas municipais” desabafou a representante do prefeito de Mossamedes, Thaynara, que ainda afirmou: “Precisamos de duas pontes no Município”. Já o prefeito de Flores de Goiás, Altran Avelar, desabafou dizendo: “O governo anterior deixou os municípios em situação financeira ruim, aumentando o piso dos professores, nos dando quarenta centavos de merenda para cada aluno do município e tirando de nós parte do ICMS que vinha para nosso município.”
Municipalista, a deputada Flávia Morais defendeu os prefeitos e afirmou que depois daquela reuniu geral iria conduzir um a um para protocolarem seus pedidos junto ao Ministério.
Já o Ministro Waldez Góes disse que o Ministério está de portas abertas para receber e ajudar os prefeitos em seus pedidos e necessidades.
Estiveram presentes os prefeitos: Dasio Marques Ferreira (Amaralina), Ana Paula (Buritinópolis), Fabiano Capuzzo (Campestre), Vilmar Kalunga (Cavalcante), Paulinho (Faina), Altran Avelar (Flores de Goiás), Janezio Pereira da Silva (Guarani), Fernando Fernandes Filho (Itaguaru), Grete Elisa Balz Rocha (Perolândia), Job Martins de Deus (Santa Bárbara), Gilmar Pereira de Souza (São Miguel do Passa Quatro) e Rubens Francisco (Vila Boa).