“Nada nos orgulha mais do que vermos a boa utilização do dinheiro público e termos agora a casa do povo com essa arquitetura moderna e atual”, diz Caiado durante a inauguração da nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás

Palácio Maguito Vilela, que está em funcionamento desde março, é entregue oficialmente aos cidadãos goianos. Nova estrutura do legislativo estadual possui mais de 44 mil m² de área construída e está localizada no Park Lozandes

Governador Ronaldo Caiado durante inauguração da nova sede da Alego: “A casa é digna de seu povo, projetada para dar agilidade aos parlamentares, recepcionar lideranças e pessoas que venham de qualquer canto de Goiás”

O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Socais (GPS), Gracinha Caiado, participaram, nesta quarta-feira (27/04), da inauguração oficial da nova sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o Palácio Maguito Vilela, localizado no Park Lozandes, em Goiânia. O prédio está em funcionamento desde março, e é onde são realizadas as sessões ordinárias, extraordinárias, reuniões de comissões e atividades administrativas do legislativo estadual.

“Nada nos orgulha mais do que vermos a boa utilização do dinheiro público e termos agora a casa do povo com essa arquitetura moderna e atual”, disse Caiado. Ao lado do presidente da Alego, Lissauer Vieira, o governador acompanhou a entrega da galeria dos ex-presidentes e o descerramento da placa em homenagem aos 41 deputados da 19ª Legislatura. Na sequência, os participantes do evento percorreram as instalações do novo prédio. “A casa é digna de seu povo, projetada para dar agilidade aos parlamentares, recepcionar lideranças e pessoas que venham de qualquer canto de Goiás”, completou o governador.

“Esta obra fica para a história. O parlamento representa cada município do Estado de Goiás, com homens e mulheres pautando matérias que vão impactar a vida da população com equilíbrio e moderação, sempre buscando o melhor pra sociedade”, disse Lissauer. Ainda, o presidente da Alego agradeceu aos servidores e colaboradores que se empenharam para a construção do prédio. Uma placa será confeccionada com o nome de cada um que “assentou um tijolinho aqui e contribuiu para a democracia de Goiás”, disse o deputado.

Homenagem
A denominação do novo prédio presta homenagem ao ex-governador e ex-prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, que morreu em janeiro de 2021, vítima de complicações da Covid-19. Durante o evento, foi inaugurado um busto do líder político goiano, instalado em frente à entrada principal da Casa Legislativa.

Representando a família de Maguito, Vanessa Carvalho Vilela, ao lado do ex-deputado Daniel Vilela, falou da honra de ter o nome do pai na nova sede da Alego. “Nada mais emblemático e significativo que esta homenagem, com seu nome batizando a casa do povo, onde ele se projetou para Goiás e para o Brasil”.

Novo prédio
A nova estrutura tem mais de 44 mil m² de área construída e está equipada, entre outros itens, com salas de comissões e de reuniões; gabinetes para os deputados estaduais e estacionamento com mais de 1.000 vagas. A galeria tem capacidade para receber 200 pessoas e o auditório, 600 pessoas. O Palácio Maguito Vilela também possui área para atendimento de saúde, Escola do Legislativo e restaurante-escola. A construção da nova sede teve início em 2005.

“É uma grande satisfação ter hoje a Assembleia, o grande espaço do nosso Estado, ao lado do Paço Municipal”, disse o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Integrante de chapa eleitoral na disputa pela prefeitura, o prefeito relembrou a brilhante trajetória de Vilela: “Maguito marcou Aparecida e, com certeza, marcaria Goiânia também”.

Para o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Carlos França, a inauguração é um marco para a democracia goiana. “Com essa nova sede, a casa de leis poderá atender melhor a população e prestar ainda melhor serviço a Goiás”, disse França.

Estiveram presentes à inauguração da nova sede da Alego os desembargadores Anderson Máximo e Itamar Lima; o procurador-geral de Justiça Aylton Vechi; o defensor público-geral em exercício, Tiago Fernandes e o corregedor-geral do Tribunal de Contas de Goiás, Sebastião Tejota. Ainda, compareceram a reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita de Lima; o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlão da Fox e o presidente da Federação do Comércio de Goiás, Marcelo Baiochi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *