Deputada Federal Flávia Morais Ministra Palestra no 1º Seminário da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa organizado pela OAB-GO

Aconteceu na manhã de ontem, 03/10/23, no auditório da na Escola Superior de Advocacia, o 1º Seminário da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-GO em comemoração ao Dia Mundial da Pessoa Idosa.

O Auditório ficou lotado para ouvir os palestrantes. Em sua fala a deputada federal Flávia Morais afirmou que o perfil da sociedade brasileira está invertendo: “Há trinta anos tínhamos uma maioria de jovens, hoje, esses números estão quase empatados, mas, daqui, há alguns anos teremos uma sociedade, onde maioria serão os idosos e precisamos nos preparar para essa nova realidade”. Pontuou a parlamentar.

Flávia Morais abordou o tema em diversos ângulos:

  1. As conquistas que o idoso possui, como por exemplo: O Passaporte do Idoso.
  2. Falou sobre a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos do Idoso e da Comissão Permanente na Câmara Federal, onde parlamentares todo o Brasil discutem projetos, leis e delibera sobre temas de interesse da pessoa idosa.
  3. Afirmou que a luta é para que os brasileiros tenham uma velhice ativa, sustentável, com saúde mental, prática de turismo e com a possibilidade para aqueles que quiserem voltar à universidade, para ter conhecimento, saber seus direitos e viver bem melhor.
  4. Outro aspecto abordado dentro do tema foi à violência contra a pessoa idosa, que pode acontecer de diversas formas: física, situacional, financeira e de abandono e nesses casos, os que deveriam proteger (os familiares), usam de violência.
  5. A deputada falou também sobre a criação de um Projeto de Lei análogo a “Lei Maria da Penha” para garantir a proteção de idosos que são vítimas de violência domestica.
  6. A parlamentar falou também sobre a importância da ampliação do Programa “Centro Dia” que é uma unidade pública destinada ao atendimento especializado a pessoas idosas e a pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados. Onde o idoso pode ter uma permanência tranqüila, ter um dedinho de prosa e ver os filhos e netos e ter contatos com familiares, pois a ausência deles é um dos maiores fatores de depressão no idoso.
  7. Falou sobre o PL 4145 que cria os Conselhos de Proteção ao Idoso, instrumento importante na luta pelos direitos dos idosos.

A deputada federal concluiu sua fala dizendo que esteve na Universidade de Coimbra em Portugal, onde existem estudos de aperfeiçoamento no trato com a pessoa idosa e que a conclusão dos estudos é a seguinte: “Quando uma pessoa nasce, começa sua caminhada em direção a velhice, por isso, desde sempre precisamos preparar as pessoas para essa etapa da vida”.

Afirmou também que esteve com o Papa Francisco e que ele recomendou: “Cuidem dos idosos e não se esqueçam dos jovens.”

Além da deputada federal Flávia Morais, ministraram palestras, o deputado estadual Ricardo Quirino, Virginia Suassuna (Psicóloga e Psicoterapeuta) e Wadson Arantes Gama (Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa idossa). O 1º Seminário da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-GO teve também a participação da Orquestra de Violeiros do Estado de Goiás que abrilhantou o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *