Trabalho para tornar a cidade mais acessível contempla também rebaixamento de calçadas, implantação de piso tátil e sinalização, com colocação de faixa de pedestres. “Temos um cronograma definido para beneficiar o maior número de bairros possível”, afirma secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), trabalha para garantir acessibilidade em todas as regiões da cidade. Na gestão do prefeito Rogério Cruz já foram construídas quase 700 rampas de acesso. O serviço contempla, ainda, rebaixamento de calçada, implantação de piso tátil e sinalização, com a colocação de faixa de pedestres.
De acordo com a Diretoria de Execução de Obras de Infraestrutura Urbana da Seinfra, foram construídas 284 rampas de acessibilidade em Goiânia em 2021, 289 em 2022 e até o dia 17 de julho deste ano outras 119, com total de 692 rampas em vias públicas. Entre os bairros que receberam o benefício estão os setores Aeroporto, Bueno, Oeste, Sul, Sudoeste, Leste Universitário, Jardim América, Centro, Jardim Novo Mundo, Parque Lozandes, Parque Atheneu, Jardim Mariliza, Conjunto Fabiana, Parque das Laranjeiras e Residencial Eldorado.
Também foram beneficiados os setores Recanto do Bosque, Residencial Maringá, Jardim Liberdade, Parque Tremendão, Bairro Goiá, Jardim Curitiba, Residencial Rio Verde, Jardim Colorado, Vila Maria José, Residencial Real Conquista e centenas de bairros da capital, em todas as regiões. Somente este ano, 53 setores receberam rampas de acessibilidade em suas vias.
“Garantir a acessibilidade em Goiânia é uma preocupação da administração Rogério Cruz. Temos um cronograma de construção de rampas em todas as regiões da cidade, para beneficiar o maior número de bairros possível”, afirma o secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira.
O vereador Willian Veloso diz que a preocupação em ampliar a acessibilidade no município é um grande avanço. “As intervenções vão se tornando definitivas. É um avanço, porque se isso for feito a cada gestão, com o tempo a cidade será mais acessível a todos”, enfatiza.