Solenidade, realizada na tarde desta sexta-feira (19/05), no Salão Nobre do Paço Municipal, contou com presença do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), conselheiro Joaquim de Castro, e vice-presidente, conselheiro Daniel Goulart. Colare permite que jurisdicionados encaminhem informações sobre atos de pessoal, como nomeações, licenças, afastamentos, exonerações, folhas de pagamento e aposentadorias, eletronicamente. Por meio da plataforma, prefeitura poderá realizar prestações de forma mais célere, segura e transparente
O prefeito Rogério Cruz assinou Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), destinado à adequação de atos e procedimentos para envio de informações pelo Colare Pessoal. A solenidade foi realizada na tarde desta sexta-feira (19/05), no Salão Nobre do Paço Municipal, com presença do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), conselheiro Joaquim de Castro, e vice-presidente, conselheiro Daniel Goulart.
“A falta de automatização dos processos de atos de pessoal é um problema antigo na prefeitura, que eu acompanhei por muito tempo, desde 2013. Em nossa gestão, tenho o prazer e a alegria de trazer tecnologia, por meio do uso do sistema Colare, para que possamos trabalhar com mais transparência, responsabilidade e segurança no envio de informações sobre atos de pessoal”, destacou Rogério Cruz.
O Colare Pessoal é um sistema do TCM-GO para que os jurisdicionados encaminhem informações sobre atos de pessoal, como nomeações, licenças, afastamentos, exonerações, folhas de pagamento e aposentadorias, eletronicamente. Por meio da plataforma, a prefeitura poderá realizar prestações de forma mais célere, segura e transparente. Os sistemas de recursos humanos e de gestão de previdência do município serão integrados ao Colare.
“A segurança é importante para o gestor, mas principalmente para os servidores públicos, que podem ter a tranquilidade de que todos os atos de pessoal praticados pela prefeitura serão comunicados pelo sistema eletrônico do Tribunal”, explicou o presidente do TCM-GO, conselheiro Joaquim de Castro. “Agradecemos muito ao prefeito, que está sempre atento em cumprir a legislação”, destacou.
“O termo de ajustamento de gestão para uso do sistema Colare é uma oportunidade para os gestores públicos que querem dar transparência e segurança aos atos de pessoal. Para nós do Tribunal, é uma alegria saber que o prefeito Rogério Cruz e sua equipe estão engajados para construir uma gestão cada vez mais transparente”, reiterou o vice-presidente do TCM, conselheiro Daniel Goulart.
Durante a solenidade de assinatura do TAG, o secretário municipal de Administração, Denes Pereira, frisou que “o Colare Pessoal evitará que sejam cometidos erros, e dará acesso por parte do Tribunal a tudo que é feito pela nossa gestão, no que se trata de atos de pessoal, de forma transparente, organizada e digital”.
Transparência e tecnologia
O vereador Igor Franco afirmou que está à disposição para contribuir com a gestão municipal. “Essa solenidade é a demonstração de que o prefeito Rogério Cruz tem responsabilidade e compromisso com Goiânia. Por isso, estamos juntos e quero que o senhor conte comigo”, disse.
Já o vereador Willian Veloso, que é economista, ressaltou a importância da ferramenta. “Sabemos do valor de uma plataforma que produz velocidade e confiabilidade nos dados que recebemos e enviamos. É fundamental que a tecnologia esteja presente para aprimorar o sistema de gestão pública, por isso agradeço ao prefeito pela preocupação em fornecer um ambiente seguro e transparente”, salientou.