Banco Itaú fará gestão da folha de pagamento dos servidores municipais da Prefeitura de Goiânia

Secretaria Municipal de Finanças finaliza, nesta quinta-feira (19/05), Pregão Presencial n° 001/2021. Instituição financeira começa administrar folha a partir de 1º de setembro de 2022, pelo período de 60 meses

Prefeitura de Goiânia fecha acordo com Banco Itaú para gestão da folha de pagamento dos servidores municipais: Secretaria Municipal de Finanças finaliza, nesta quinta-feira (19/05), Pregão Presencial n° 001/2021, e instituição financeira começa administrar folha a partir de 1º de setembro de 2022, pelo período de 60 meses

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), finalizou, nesta quinta-feira (19/05), Pregão Presencial n° 001/2021, que trata da licitação de venda da folha de pagamentos dos servidores do Município. O Banco Itaú Unibanco S/A passa, a partir de 1º de setembro de 2022, a fazer a gestão da folha por um período de 60 meses.

A prefeitura elaborou estudos técnicos que levaram em consideração cenário do mercado de concessões de folha, como também as viabilidades e riscos financeiros envolvidos em um possível novo certame. A manutenção e continuidade do processo buscou garantir a melhor proposta com o menor risco envolvido.

“O ticket médio encontrado pelos técnicos da Sefin foi na ordem de R$ 46,12 por servidor. A proposta realizada pelo Itaú consistia em R$ 54,56 por servidor, sendo que Goiânia ocupa o terceiro lugar no ranking das capitais analisadas, com os ativos mais bem vindos. Outro fato foi a proposta ofertada pelo Itaú no valor de R$ 165 milhões ser superior a duas vezes o valor pago pela Caixa Econômica Federal ao município de Goiânia em 2016, cujo valor foi R$ 81 milhões”, explica o Secretário de Finanças, Vinícius Henrique.

“O município mais recente a realizar licitação de concessão da folha foi Curitiba (PR), em maio de 2022. O preço mínimo estabelecido pelo certame foi R$ 158 milhões, tornando-se frustrado pela ausência de instituições interessadas a ofertar valores próximo ao mínimo”, completa.

A partir de 1° de setembro, conforme explica o diretor administrativo da Sefin, Cleyton Menezes, o Itaú dará início às transições e aberturas de contas bancárias. “É preciso adotar um cronograma de transição de, no mínimo, seis meses, para que todos os processos de abertura e conclusão sejam finalizados. A Sefin vai criar um grupo de trabalho, uma comissão, para contribuir com as informações à instituição”, comenta.

Durante o transcurso da abertura de contas, a migração de uma agência bancária do Itaú para o Paço Municipal vai ocorrer. “A instauração dessa estrutura física vai acontecer durante esse período de transição. Além disso, é preciso abrir os Postos de Atendimento Bancário (PAB’s) nas demais pastas municipais que contabilizam mais de 500 servidores”, afirma Cleyton Menezes.

Em 31 de agosto de 2022, termina o contrato emergencial com a Caixa Econômica Federal.

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