Estudo obteve dados via Lei de Acesso à Informação (LAI) entre os meses de julho de 2023 e julho de 2024. Capital registrou aumento de 66% da malha, com salto de 47 km para 78,2 km
Levantamento divulgado pela Folha de São Paulo aponta que as capitais brasileiras ganharam 280 km de ciclovias e ciclofaixas em 2024. O estudo feito pela Aliança Bike aponta que Goiânia é o 1º lugar entre as capitais com maior crescimento de ciclovias e ciclofaixas entre 2023 e 2024, com aumento de 66% da malha, um salto de 47 km para 78,2 km.
Os dados foram levantados via Lei de Acesso à Informação (LAI) e não computam ciclorrotas, apenas estruturas segregadas para a bicicleta. Palmas (TO) teve o segundo maior crescimento em porcentagem (35,7%), passando de 68,5 km para 93 km. Belém (PA) ocupa o terceiro posto do ranking, com 29,2%.
O resultado obtido pela capital mostra que Goiânia tem investido de forma consistente na ampliação das ciclofaixas distribuídas na capital. Durante a atual administração, foram construídos 20,46 km somente de ciclofaixas em áreas estratégicas da cidade. Uma das intervenções mais importantes é a conclusão do Anel Cicloviário em 2022, que liga a Avenida T-63 e a Avenida dos Alpes, duas das principais vias da cidade.
A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) realiza estudos a cada seis meses por meio de contagem de bicicletas em trechos específicos de ciclovias e ciclofaixas em horários de maior fluxo de deslocamentos (pico), e nos finais de semana. A pasta tem identificado um número crescente de usuários deste modal nos trechos citados.
Além disso, está em tramitação uma licitação que prevê a construção de mais 48 km de ciclofaixas em Goiânia. Atualmente o projeto está na Secretaria Municipal de Administração (Semad) e há a expectativa de publicação do certame ainda neste semestre.