Abertura é nesta terça-feira, 3, às 19h. Visitação é gratuita e segue até 29 de setembro de terça a sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h; sábado, domingo e feriados, das 8h às 18h
O Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado no Bosque dos Buritis, abre nesta terça-feira, 3, às 19h, a exposição Pinturas de Tai Hsuan-An – Aves Brasileiras: Série Psittacidae. A visitação é gratuita e segue até 29 de setembro de terça a sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h; sábado, domingo e feriados, das 8h às 18h.
Na exposição, Tai apresenta pinturas que retratam as aves brasileiras da família Psittacidae. Com o objetivo de representar todas as espécies dessas aves exuberantes e emblemáticas do Brasil de maneira altamente realista e artística. Segundo o artista, foi necessário dedicar muitos anos de pesquisa, estudo e elaboração para concluir o conjunto completo dessas obras. “Em 1974, comecei a pintar aves brasileiras a pedido de um ornitólogo alemão que pesquisava animais do Brasil”, conta.
Ainda segundo o artista, a primeira série consistia em pinturas minuciosamente detalhadas de algumas espécies de garças e socós. “Para desenvolver essa série, realizei uma extensa pesquisa bibliográfica e consultei diversos ornitólogos em vários museus para coletar informações e referências. Além disso, fiz observações e registros fotográficos em zoológicos e em alguns habitats naturais das aves”, relata.
O MAG, com seu amplo espaço, boa localização e programação, pode atrair um público de todas as idades, principalmente crianças e estudantes, atingindo vários objetivos da mostra: apresentar um grande conjunto de obras artísticas para apreciação e didaticamente conscientizar o grande público sobre a valorização da natureza brasileira. “É uma honra receber o Tai e suas obras aqui. Certamente uma exposição riquíssima que abrilhantará o nosso MAG. Venham todos prestigiar”, convida o diretor do MAG, Antônio Da Mata.
Sobre Tai Hsuan-An
Tai Hsuan-An nasceu na China, em 1950. Imigrou, em 1965, para o Brasil com os pais. Formou-se, em 1976, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Mudou-se para Goiânia em 1977. Como artista plástico, fez mais de 20 exposições individuais e tem participado de quase 100 exposições coletivas, incluindo salões de arte, nacionais e internacionais, desde 1972. Cria obras em diversas formas e linguagens, usando várias técnicas e suportes – desenhos, gravuras, pinturas, esculturas e objetos.
Desde 1978 faz parte do corpo docente do Departamento de Artes e Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás, Tai foi um dos responsáveis pela criação do Curso de Design da PUC Goiás. É também designer e escritor.