Empresa, que assume 51,11% do trabalho de coleta de resíduos domésticos, inicia os trabalhos no dia 22 de abril para aumentar, gradativamente, até 27 de maio. Comurg continua responsável por outros itens do contrato, como, por exemplo, limpeza manual de ruas
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), assinou ordem de serviço com o Consórcio Limpa Gyn (Consórcio QC Ambiental), para que a empresa faça o trabalho de coleta de resíduos sólidos, coleta seletiva, remoção de entulhos e varrição mecanizada das avenidas e ruas da Capital. O consórcio tem até 30 dias para o início da operação, contudo, vai assumir 51,11% do trabalho a partir do dia 22 de abril.
Até o início da fase de transição, a Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg) é a responsável pelos serviços. Durante a transição, ela terá o trabalho gradativamente sendo repassado ao consórcio. “A Comurg ainda responde pela coleta e demais serviços até que o consórcio assuma. No início da fase de transição, a companhia ainda fará quase 50% do trabalho, que vai diminuindo gradativamente até a segunda quinzena de maio, quando o consórcio assume de vez os quatro itens do contrato”, explica o titular da Seinfra, Denes Pereira, ao informar que a ordem de serviço foi assinada na última sexta-feira (5/4).
A Comurg, a partir de 22 de abril, continua responsável pelos outros itens de seu contrato, como por exemplo, a varrição manual das ruas e avenidas da cidade. A contratação do consórcio segue a uma exigência do Ministério Público de Goiás, para resolver problemas com a coleta do lixo domiciliar.
Novidade
A varrição mecanizada é a novidade que o novo contrato traz para a limpeza das ruas e avenidas da Capital. O trabalho nas vias de maior movimento será realizado durante a noite. O serviço também começa no dia 22 de abril, com oito varredeiras. Gradativamente, até o mês de maio, estarão em operação 24 máquinas, em todas as regiões da cidade.