Exame bimestral avalia aprendizagem do Ensino Fundamental dos estudantes da rede municipal

Educação aplica prova para mais de 50 mil estudantes, incluindo EJA. Objetivo é diagnosticar aprendizagem e aprimorar metodologias

Mais de 50 mil estudantes realizam, nesta quarta e quinta-feira (25 e 26/9), o Exame Bimestral do Ensino Fundamental (Ebef). A avaliação integra o Sistema de Avaliação Educacional de Goiânia (Saegyn), com objetivo de diagnosticar o potencial e as fragilidades da aprendizagem.

Essa é a terceira prova do Ebef em 2024, de um total de quatro, realizada pelos estudantes do 3º ao 9º ano. O exame, criado em 2022, é instrumento diagnóstico das aprendizagens desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME). A partir dos resultados, são planejadas intervenções pedagógicas, para aperfeiçoar o Ensino Básico de Goiânia.

As provas são aplicadas nos períodos matutino e vespertino, para estudantes do Ensino Fundamental. Para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), as provas ocorrem no período noturno. No final de novembro, ocorre a quarta e última avaliação de 2024.

Neste primeiro dia, os estudantes dos anos iniciais (3° e 4° ano) respondem a 20 questões do componente curricular de Língua Portuguesa, e no segundo dia, 20 questões de matemática. Para os estudantes do quinto ano, as avaliações ocorrem na quinta-feira (26/9), com os componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática, também com 20 questões de cada área.

Do 6° ao 9° ano, que são os anos finais do Ensino Fundamental, as provas são realizadas em dois dias. No primeiro dia, os estudantes respondem 50 questões de Língua Portuguesa, História, Geografia e Língua Inglesa. E no segundo dia, mais 50 questões de Matemática, Ciências, Educação Física e Artes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *