Estação Ferroviária se ilumina de azul pelo Dia das Ataxias

Diversos prédios, monumentos e pontos turísticos de todo o Brasil foram iluminados com as cores azul-escuro e amarelo, em um gesto de apoio à conscientização e à luta pelo tratamento das ataxias hereditárias

A Estação Ferroviária de Goiânia foi iluminada com luzes azuis na noite desta quarta-feira (25) em apoio ao Dia Internacional das Ataxias. A data, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado dessas doenças neurodegenerativas. No Brasil, estima-se que cerca de 4 mil pessoas convivam com ataxias.

Monumentos e pontos turísticos em todo o país também foram iluminados em azul-escuro e amarelo, em uma iniciativa que integra a campanha global de conscientização. A ação é organizada no Brasil pela Associação Brasileira de Ataxias Hereditárias (ABAHE), e visa dar visibilidade à luta contra as ataxias hereditárias.

Com o slogan “Quem tem ataxia tem pressa”, a campanha conta com o apoio de profissionais de saúde, além de instituições públicas e privadas. O objetivo é alertar para a importância de detectar a doença o quanto antes. As ataxias são condições que comprometem a coordenação motora e os movimentos voluntários, afetando áreas como mãos, pernas, olhos, além do equilíbrio, tônus muscular, fala e deglutição. O tratamento varia conforme o tipo e a gravidade da condição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *