Com a confirmação da saída de Tite e a eliminação nas quartas, alguns nomes vêm ganhando força nos bastidores para assumir a Seleção em 2023
A Seleção Brasileira encerrou a sua participação na Copa do Mundo no Qatar nas quartas de final, após a derrota nos pênaltis para a Croácia na última sexta-feira (10). Diante disso, o técnico Tite deixou o comando da equipe após seis anos, com a imagem mais desgastada com os torcedores. Vale destacar, inclusive, que a Diretoria da CBF reconhece a boa gestão do comandante, mas apontou que o resultado ficou bem abaixo do esperado.
Diante disso, o nome de treinadores estrangeiros estão sendo avaliados para assumir o comando do Brasil na próxima temporada. Dos que aparecem com mais força nos bastidores da CBF, estão: Abel Ferreira, do Palmeiras, Jorge Jesus, atualmente no Fenerbahçe e ex-Flamengo, e Luís Castro, do Botafogo. Assim como Pep Guardiola, que é um sonho distante para assumir o Brasil.
A entidade da CBF avalia o nome de Jorge Jesus como muito bom, ainda mais pelo trabalho que ele fez no Flamengo. Dorival Júnior, que saiu recentemente do CRF, perdeu força e não deve ser mais contratado. Assim, o nome de JJ aparece como um dos primeiros da lista e já existe sinalização do próprio português, segundo O Globo, que ele encerraria antecipadamente o contrato com Fenerbahçe para treinar a Seleção Brasileira, algo que não fez nem pelo Flamengo, quando estava no Benfica ou no próprio clube turco, antes da contratação de Vítor Pereira.
A CBF respeitará algumas etapas na busca de um novo técnico. Assim porque, só iniciará a busca pelo substituto após a formalização da saída de Tite, que deve ocorrer nas próximas horas. A entidade espera que um novo comandante consiga extrair com maior eficiência a qualidade dos jogadores brasileiros, para mostrar tudo que podem dentro de campo.