A falta de investimentos para a geração de empregos foi campeã de reclamação da população para o pré-candidato ao Governo do Estado, Gustavo Mendanha (Patriota), durante visita à Cidade de Goiás, Faina e Araguapaz, neste sábado (16). Na manhã de domingo (17), a comitiva seguiu para Aruanã, onde participou de atividade religiosa e conversou com a população.
A visita faz parte da série de viagens realizadas pelo pré-candidato, a convite de lideranças locais e apoiadores, que buscam apresentar a realidade vivida pelos moradores que sofrem com diversos problemas como infraestrutura e fornecimento de energia, que agravam ainda mais a situação de desemprego.
O salto de desenvolvimento de Aparecida na geração de emprego e renda deu base para que Mendanha estabelecesse o compromisso de criar uma agenda permanente de desburocratização, abrir o diálogo com o setor produtivo e realizar investimentos em educação, mistura que fez o município chegar ao posto de 4ª maior cidade do centro-oeste em geração de emprego. “É essa experiência que quero levar para todo estado. A ideia é trabalhar para que o jovem não precise sair da sua cidade em busca de emprego, e nós temos a UEG, que pode ser o fio condutor desse desenvolvimento”, afirmou.
O ex-apoiador de Ronaldo Caiado e suplente de deputado estadual, Cosmo César (Cesinha), foi um dos entusiastas da visita, porque segundo ele, Gustavo tem o olhar de gestão para elaborar estratégias voltadas para a geração de empregos. “Gustavo já mostrou que tem competência para transformar a realidade das cidades que passam de dormitório a geradora de empregos”, afirmou. Cesinha rompeu com o atual governador por acusá-lo de falta de companheirismo.
Nesta fase de pré-campanha, Mendanha tem apostado no diálogo para construção do plano de gestão baseado no interesse da população. Além das visitas, ele lançou um site (gustavomendanha.com.br) para colher sugestões que serão incluídas no documento oficial, após análise técnica de viabilidade.
O turismo é a área com maior potencial para o desenvolvimento econômico da região, mas não tem sido explorado pelo Governo do Estado. Esse fato é cobrado por Abner, que por duas vezes foi prefeito de Goiás: “Nosso município precisa dos olhos de um gestor estadual que tenha interesse em investir na primeira capital de Goiás”, pontuou o emedebista que não acompanhou a decisão do presidente do diretório municipal.
Mendanha foi convidado a participar de rádios locais para apresentar o projeto político de oposição a Ronaldo Caiado, que em sua visão, é o único adversário na eleição estadual de 2022.
Neste domingo (17), ele segue para Aruanã, onde participará de celebração religiosa, programa de rádio e conversa com moradores.
Lideranças acompanham Mendanha em visita à Goiás, Faina e Araguapaz
Ao Vale do Araguaia ele foi acompanhado por lideranças políticas como o ex-governador e deputado federal, Alcides Rodrigues, e do prefeito de Santa Helena de Goiás, João Alberto, ambos do Patriota. O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, que ascendeu ao cargo após a renúncia de Mendanha – em 31 de março – também esteve presente. Duas lideranças do partido Republicanos se fizeram presentes: o pré-candidato a deputado estadual, Johnathan Medeiros, e o ex-prefeito de Itumbiara e pré-candidato a deputado federal, Zé Antônio.
Além deles, figuras locais importantes o acompanharam como Abner Curado e Caio Velasco, ex-prefeitos de Goiás e Faina, respectivamente. Também participaram da comitiva Célia Silveira, de Itapuranga, e Nilton Wolpp, de Itaberaí.
Desde que Gustavo Mendanha se filiou ao Patriota, Alcides Rodrigues é um entusiasta da pré-candidatura. É possível notar sua presença em momentos importantes do processo eleitoral como a filiação no mesmo partido e em eventos públicos. Alcides justifica o apoio graças à sua trajetória na gestão pública que permitiu “enxergar que o Gustavo leva jeito” e completa afirmando que o pré-candidato é um homem pautado pelo trabalho.
O prefeito de Santa Helena de Goiás no segundo mandato lembrou dos desafios enfrentados pelos municípios como crises econômicas e pandemia, mas que graças a um trabalho sério, Aparecida sofreu menos impacto e ainda reelegeu Gustavo com 98% dos votos.