”Vamos asfaltar todas as ruas habitadas de Aparecida com recursos do financiamento do banco dos Brics”, afirma Vilma Mariano

Recurso também será aplicado na construção de pontes, bueiros, viadutos, escolas, parques e CMEIs

Nesta semana, missão do Novo Banco de Desenvolvimento – também conhecido como Banco de Desenvolvimento do BRICS, visitou bairros em Aparecida de Goiânia, que serão beneficiados com obras financiadas através da instituição financeira.

Ao longo de três dias , a missão conheceu locais onde serão construídos parques, viadutos, escolas, CMEIs e ainda os bairros que serão pavimentados com o recurso. Ao todo, o financiamento prevê investimento de US$ 150 milhões, sendo US$ 30 milhões oriundos de contrapartida da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Cerca de 1 bilhão, conforme a cotação atual da moeda estrangeira, serão investidos em um dos maiores programas de infraestrutura no Brasil.

Com o recurso, a Prefeitura de Aparecida vai universalizar a pavimentação asfáltica na cidade, beneficiando todas as ruas habitadas do município. Hoje, cerca de 21% das vias ainda não foram pavimentadas.

“Vamos avançar muito em infraestrutura e, sobretudo, na pavimentação de todas as ruas habitadas. O asfalto melhora muito a mobilidade, ajuda reduzir o número de doenças respiratórias causadas pela poeira e outras bactérias. O asfalto, valoriza os imóveis e também eleva a autoestima dos moradores beneficiados”, enfatiza o prefeito Vilmar Mariano.

Os emissários do BRICS tiveram a oportunidade de compreender melhor a importância do financiamento para Aparecida de Goiânia. “As obras serão executadas em áreas com grande densidade demografia e com pequeno impacto ambiental. Mostramos que a cidade cresce de maneira acelerada e que o recurso será fundamental para melhorarmos a qualidade de vida dos mais de 600 mil habitantes”, explica o procurador-geral do munícipio e coordenador do grupo de trabalho acerca do financiamento, Fábio Camargo.

Alexandre Takahashi, profissional sênior do Escritório Regional das Américas do NDB, pontuou que a importância da visita para a instituição financiadora. “Nos ajuda a compreender melhor a necessidade de cada intervenção. Estamos gostando muito do que estamos vendo e a prefeitura tem mostrado que se preparou bem para este momento. Avaliamos que a administração está preparada para que possamos assinar o contrato e começar as obras em seguida”.

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Valéria Pettersen, reforçou que a gestão cumpre todos os requisitos para celebração do contrato e que os inspetores compreenderam a relevância da execução dos projetos.

“Toda documentação necessária está regularmente em dia. Nossos projetos estão avançados e muitos deles, inclusive, estão em fase de licitação. Por isso, logo que for assinado o contrato vamos dar Ordem de Serviço para várias obras. Essas obras são fundamentais para mobilidade urbana, educação, meio ambiente e outras áreas”, enfatizou.

Nesta quinta-feira, 22, os executivos do BRICS finalizaram um relatório sobre as visitas técnicas e discutiram os últimos detalhes sobre o financiamento. O encontro foi realizado na Cidade Administrativa Maguito Vilela.

A expectativa da gestão municipal é assinar contrato com o BRICS em um prazo de até dois meses. Em seguida, o prefeito Vilmar Mariano dará Ordem de Serviço ao primeiro pacote de obras previsto no financiamento. Parte dos projetos já estão em processo de licitação.

Vistoria

• Jardim Cristal (pavimentação e drenagem);

• Setor Serra Dourada III (construção de novo CMEI);

• Jardim Rosa do Sul (pavimentação, drenagem e construção de novo CMEI);

• Setor Retiro do Bosque (construção de viaduto em formato de ferradura sobre a BR-153);

• Setor Rosa dos Ventos (etapa complementar de pavimentação, construção de novo CMEI e de um bueiro celular);

• Jardim Bela Vista (construção de um viaduto sobre a BR-153, ligando à Vila Brasília)

• Jardim Maria Inês (construção de um parque ambienta onde funcionava a Estação de Tratamento de Esgoto);

• Setor Cidade Vera Cruz (construção de ponte na Avenida Casimiro de Abreu):

• Setor Garavelo (readequação do Parque Tamanduá).

BRICS

O Brics é um grupo de cooperação econômica formado pelos países emergentes com as melhores taxas de crescimento econômico em escala mundial. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul são os atuais membros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *