Vilmar apresenta potencialidades de Aparecida de Goiânia para investidor chinês

Administração municipal e entidades representativas querem firmar parcerias para construção de condomínios habitacionais populares

Na manhã desta terça-feira, 21, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recepcionou juntamente com um grupo de secretários, direção da Associação Comercial de Aparecida de Goiânia (Aciag) e da Companhia de Desenvolvimento de Aparecida (Codap) o investidor chinês Li Xiabo, que atua no ramo da construção civil e tem interesse em expandir seus negócios no Brasil.

Vilmar apontou para o investidor chinês e seus auxiliares que Aparecida de Goiânia tem interesse em firmar parcerias com objetivo de reduzir o déficit habitacional. Para isso, estuda projetos para construção de condomínios populares, através de financiamento público do programa Minha Casa, Minha Vida.

O prefeito assegurou que a administração municipal trabalha na desburocratização de processos para que novos investidores e empresas possam expandir seus negócios na cidade. Ele lembrou ainda da localização geográfica privilegiada, no centro do Brasil, e que o PIB de Aparecida de Goiânia cresceu em ritmo chinês, 122% em um período de dez anos.

Vilmar destacou, sobretudo, que a administração tem interesse nos condomínios habitacionais populares. Detalhou que o município possuiu áreas urbanas próximas a escolas, unidades de saúde, com rede de energia elétrica, comércio e outros equipamentos.

“Não tenha dúvida de que vamos trabalhar para que a empresa possa investir em nossa cidade. Eles [chineses] têm técnicas de construção avançadas que possibilitam a construção de centenas de apartamentos em um período muito curto. Vamos manter uma agenda de negociação para que essa ideia possa prosperar e ser colocada em prática”, destacou o prefeito Vilmar Mariano.

O visitante retribuiu a visita de uma comitiva de Aparecida de Goiânia que foi à China, em junho, para apresentar as potencialidades da cidade para investidores. Na viagem ao país asiático, a cidade foi representada pelos secretários da Fazenda, Einstein Paniago; da Indústria e Comércio, Felismar Martins, e pelo deputado estadual Veter Martins. O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, liderou o grupo.

Um vídeo institucional produzido pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia foi apresentado ao empresário chinês e seus auxiliares. A produção destacou o crescimento econômico da cidade nos últimos anos, os investimentos em infraestrutura e a capacidade de receber novas empresas nos polos industriais espalhados pelo município.

Bem-humorado, o investidor fez uma analogia ao comentar suas impressões sobre a cidade. Ele usou como exemplo um casamento para ilustrar seu pensamento. “É a minha primeira vez no Brasil. Tenho uma expectativa muito boa e estou gostando de conhecer. O prefeito nos apresentou uma moça muito linda , agora, vamos ver se haverá combinação, se vamos iniciar um namoro e depois o casamento”, brincou Li Xiabo. Ele completou. “Primeiro, o chinês gosta de conhecer e fazer amizade. Depois, faz negócio”.

O presidente da Codap, Luiz Maronezi, deu boas-vindas ao visitante e enfatizou que várias instituições e a administração municipal trabalham em conjunto para atrair novos investidores. Ele reforçou ainda a necessidade de se estabelecer uma agenda de trabalho para discutir detalhes do possível investimento. “Vamos continuar atuando em parceria com o Governo de Goiás, com as entidades classistas e com os empresários em busca de novas parcerias”.

Secretário de Habitação, Marlúcio Pereira e o deputado estadual Veter Martins reforçaram que a parceria com a construtora, se concretizada, vai beneficiar centenas de famílias que ainda não possuem a casa própria. Ambos também enalteceram que o município possui áreas urbanas adequadas para construção de várias unidades habitacionais populares. “Fomos à China e apresentamos nossas potencialidades. Vamos continuar trabalhando para colhermos os frutos da missão internacional”, pontou o parlamentar estadual.

“Um dia muito especial porque uma comitiva de Aparecida foi à China e, agora, o empresário chinês está fazendo o caminho de volta. Nos colocamos à disposição para otimizar futuros negócios”, sublinhou o presidente da Aciag, Leopoldo Moreira.

Ao final do encontro, ficou definido que um grupo de trabalho com membros do Governo de Goiás, Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Aciag e Codap irá elaborar um documento técnico com previsão orçamentária e apresentar ao investidor chinês.

A reunião entre lideranças de Aparecida e o empresário chinês foi intermediada pelo assessor especial do Governo de Goiás, Euler de Morais. Também participaram do encontro as secretárias municipais Valéria Pettersen, do Meio Ambiente, e Poliana Borges, do Governo; o subsecretário da Fazenda, Paulo Borges; o chefe de gabinete de assuntos internacionais do governo goiano, Giordano Souza ; e o novo presidente da Aciag , Max Coelho, que toma posse no dia 1º de janeiro de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *