Prefeitura de Aparecida inaugura UPA 24h do Setor Colina Azul

Nova Unidade tem capacidade para 600 atendimentos diários. Com sete consultórios e 11 leitos, ela já está em funcionamento e realiza serviços de urgência e emergência que eram prestados no antigo Cais

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, via Secretaria Municipal de Saúde, entregou à população, nesta sexta-feira (4/10), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Colina Azul, que passa a sediar todos os atendimentos que antes eram prestados no Cais Colina Azul. A unidade já está em funcionamento e amplia o atendimento de urgências e emergências na região. No Cais eram atendidos, em média, diariamente, 350 pacientes. Já na UPA, com estrutura moderna, poderão ser atendidos 600 pacientes por dia.

Acompanhado pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, o prefeito Vilmar Mariano elogiou a estrutura da UPA e as equipes dela e da UBS Colina Azul, que fica ao lado da nova unidade. Ele ainda destacou que a obra é muito importante para toda a cidade, mas principalmente para a região. “A gente cuida da saúde em Aparecida com muito carinho, e um espaço físico como o dessa nova UPA acolhe melhor a população e dá mais prazer em trabalhar para os servidores. Temos o dever de tratar muito bem quem precisa de nós e paga os nossos salários, que é o povo.”

O secretário de Saúde, Bruno Hernandez, disse que a UPA representa a realização de um sonho de milhares de famílias da região do Colina Azul. “Agora, sim, temos um prédio muito superior ao do antigo Cais, e o estamos entregando com os atendimentos em andamento para garantir que nossos cidadãos tenham acesso imediato aos serviços. Com essa nova unidade, o número de atendimentos diários saltará de 350 para 600, uma conquista significativa.”

A nova unidade é de alvenaria, ao passo que o antigo Cais era feito de placas de muro. Ela é climatizada, acessível, tem 857 metros quadrados de área construída com 11 leitos (oito de enfermaria, dois de reanimação e um, de isolamento), seis consultórios médicos e um para a equipe multidisciplinar. Ao todo, são 53 ambientes para atendimento, manutenção e administração.

Compromisso
A secretária de Governo, Alana Araújo, moradora da região, disse para o prefeito Vilmar: “Essa UPA é um sonho para os moradores, um orgulho para a prefeitura e uma conquista para Aparecida. É como se tivéssemos pedido ao prefeito um café e ele nos serviu um cappuccino. Estamos nos sentindo como numa casa nova, é uma grande realização.”

Já a diretora-geral da nova UPA, Dávila Melo, agradeceu ao prefeito e ao secretário e exaltou toda a equipe do antigo Cais Colina Azul, agora atuando na UPA. “Gestão não se faz sozinha. Não sou chefe, sou líder de pessoas que estão comigo nessa luta diária de cuidar da população. Meus colegas abraçam nossos projetos. Vencemos desafios juntos e estamos comprometidos com a saúde pública de Aparecida. Agora vamos trabalhar ainda mais e melhor.”

Reforçando as palavras de Dávila, Helena Porto, diretora da UBS Colina Azul, que fica “colada” à nova UPA, garantiu que as duas unidades vão trabalhar em harmonia pelo bem-estar das pessoas, cada uma ofertando seus serviços específicos e atuando em conjunto no que for necessário. “Seguimos avançando e aprimorando os cuidados prestados à população sempre focados numa atenção humanizada e eficiente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *