Expoepi é o maior evento em vigilância em saúde do país. Edição de 2023 ocorreu em Brasília e reuniu gestores, representantes de movimentos sociais, academia e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Capital goiana participou com dois projetos e levou premiação pela experiências com o Programa Vida no Trânsito
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia ficou em 3° lugar no maior evento de vigilância em saúde do país, a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), realizada em Brasília. A equipe da Capital goiana participou com dois projetos, mas levou a premiação pelo desenvolvimento da experiência com o Programa Vida no Trânsito (PVT).
O PVT foi implementado pelo Ministério da Saúde em 2010 e iniciado na Capital em 2012. Por meio do programa, Goiânia obteve diversos serviços, dentre eles o aperfeiçoamento do sistema de informações (integração de banco de dados da saúde, trânsito, segurança pública e de outros setores) e intervenções focadas nos fatores de risco ou grupo de vítimas prioritárias.
Um outro ponto de grande relevância foi a validação da Zona 40 no centro da Capital, uma ação da Secretaria Municipal de Mobilidade, que obteve resultado positivo, zerando o número de óbitos na região.
O certificado, conferido à SMS pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, faz referência ao desenvolvimento da experiência no Programa Vida no Trânsito em Goiânia: os desafios da intersetorialidade na implementação de ações efetivas de segurança viária; promoção da saúde e mobilidade segura e sustentável, a partir das análises epidemiológicas e evidências científicas; monitoramento das doenças crônicas não transmissíveis e das causas externas.
Além da apresentação do PVT, a SMS participou também de um painel sobre vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT). A secretaria apresentou “Vigilância e Rede de Atenção e Proteção às mulheres em situação de violência: Relato de Experiência de Goiânia”.