Foi aprovado ontem, 21/11/23 na sessão solene da Câmara dos deputados o requerimento n. 3733/2023 da deputada federal Flávia Morais que requer Regime de Urgência para apreciação do PL 4562/2023, que denomina “Rodovia Maguito Vilela” o trecho da rodovia BR-158 compreendido entre os Municípios de Jataí e Aragarças, no Estado de Goiás.
O Projeto
Com a aprovação do requerimento de urgência a Câmara dos Deputados vai analisar o Projeto de Lei da deputada Flávia Morais (PDT-GO), em caráter de urgência, sendo assim o Projeto de Lei poderá entrar em pauta na sessão de hoje dia 22, ou, nas próximas.
A homenagem
Maguito Vilela foi advogado e político que passou por vários cargos públicos em Goiás: vereador, deputado estadual, federal, prefeito, governador e senador. Nas eleições de 2020, em plena pandemia do corona vírus, Maguito Vilela disputou a prefeitura de Goiânia e venceu com 52% por cento dos votos a eleição. Ainda no período eleitoral foi diagnosticado com Covid-19 e veio a falecer em janeiro de 2021, aos 71 anos, vítima de uma infecção pulmonar, causada em decorrência do Coronavírus.
Biografia
De vereador a governador: conheça a trajetória política de Maguito Vilela
Um dos principais nomes do MDB em Goiás, o ex-governador, Maguito Vilela, que morreu aos 71 anos devido a complicações da Covid-19, passou por vários cargos políticos. Foi ainda professor e advogado.
Nasceu em Jataí, no sudoeste do estado, e foi batizado como Luiz Alberto Maguito Vilela, em 24 de janeiro de 1949. O emedebista deixou quatro filhos: Vanessa, Daniel, Maria Beatriz e Miguel; a mulher, Flávia; e quatro netos.
Elegeu-se vereador na cidade natal em 1976, quando ainda era conhecido como o “Maguito” jogador de futebol do Jataiense. O apelido pegou. Em 1982, foi eleito deputado estadual.
A eleição para a Câmara dos Deputados veio quatro anos depois. No Parlamento brasileiro, participou de um dos momentos marcantes da história do país: a elaboração da Constituição Federal em 1988. À época, foi vice-líder do MDB na Câmara e, em 1990, vice-governador de Goiás ao lado de Iris Rezende.
Em 1994, Maguito tornou-se governador de Goiás. Quatro anos depois, garantiu uma vaga no Senado. Em 2002 e 2006, contudo, tentou nova vaga ao Palácio das Esmeraldas, sem sucesso. No ano seguinte, foi alçado pelo então, presidente Luiz Inácio da Silva (PT) à vice-presidência de Governo do Banco do Brasil.
Foi ainda prefeito de Aparecida de Goiânia por dois mandatos, onde fez osucessor, Gustavo Mendanha (MDB). Maguito Vilela foi advogado, era sócio do escritório jurídico Vilela e Associados. Atuava como produtor rural do segmento leiteiro.
Maguito lançou-se candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB nas eleições em 2020 algumas semanas depois que o prefeito Iris Rezende (MDB) anunciou a aposentadoria, em 25 de agosto. Foi eleito em segundo turno, com 52,52% dos votos válidos. Maguito estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, quando faleceu.