Goiás já registrou quase 900 casos de câncer de próstata em 2023, diz SES

O estado de Goiás já registrou 888 casos de Neoplasia Maligna de Próstata, o câncer de próstata, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO). Ainda conforme a pasta, os dados foram coletados até o dia 21 de novembro.

De acordo com o urologista Leandro Ferro, a doença representa de 27% a 29% dos tumores de homens com mais de 50 anos, sendo o segundo tipo mais comum na população masculina. O primeiro são tumores de pele, chamados não melanomas. Além disso, também é responsável pela segunda maior causa de morte de câncer específico, perdendo apenas para câncer de pulmão.

Apesar disso, nos últimos 30 anos, registrou-se um aumento de 79% no número de novos casos de câncer em indivíduos com menos de 50 anos em todo o mundo, conforme revelado por um estudo publicado na BMJ Oncology.

Os maiores incrementos foram observados nos casos de tumores na traqueia e próstata. Este crescimento preocupante está correlacionado a hábitos alimentares caracterizados por uma dieta rica em carne vermelha e deficiente em frutas e laticínios, além do consumo de álcool e tabagismo, de acordo com os cientistas.

Os tumores nasofaríngeos e de próstata foram os que apresentaram o crescimento mais rápido desde 1990. Para coletar essas informações, os pesquisadores recorreram aos dados do Global Burden of Disease 2019, que compila informações sobre 29 tipos de câncer em 204 países e regiões.

Os cientistas avaliaram a incidência (novos casos), mortalidades, impactos na saúde e a contribuição dos fatores de risco para a faixa etária dos 14 aos 49 anos, a fim de determinar o percentual de mudanças entre 1990 e 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *