Com mensagem de sabedoria, missa em ação de graça marca aniversário de emancipação política de Aparecida

Neste domingo, 12, uma Missa em Ação de Graças marcou a celebração dos 60 anos de emancipação política de Aparecida de Goiânia, comemorado na próxima terça, 14. A eucaristia foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino, na Paróquia Cristo Rei, no Setor Garavelo.

Marcaram presença o governador em exercício, Daniela Vilela, o prefeito Vilmar Mariano, o deputado estadual Veter Martins, além de vereadores, secretários municipais e comunidade.

Durante mensagem, o arcebispo Dom João Justino enfatizou virtudes fundamentais para tomada de decisões no cotidiano. “Sabedoria, prudência e vigilância” foram as palavras mais citadas. O religioso também destacou a capacidade do saber ouvir como medida importante para fazer o bem às pessoas.

A Paróquia Cristo Rei, no Setor Garavelo, presidida pelo padre João Antônio, foi escolhida pelo prefeito Vilmar Mariano para a realização da missa de ação de graça. O prefeito, ao lado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, que morou com os pais por muitos anos na região da igreja, destacou a importância da emancipação.

“Hoje é um dia de manifestar a nossa gratidão a Deus. Aparecida cresceu muito ao longo dos anos, se emancipou e tornou-se independente. E dizer estar prefeito no aniversário de 60 anos de emancipação política de Aparecida é gratificante para mim. É uma data que lembra uma conquista importante e por isso estamos aqui para manifestar a nossa gratidão”, afirmou Vilmar.

O governador em exercício, Daniel Vilela, lembrou da história do pai, o ex-prefeito Maguito Vilela, que esteve prefeito por dois mandatos, e afirmou que Aparecida de Goiânia vem sendo administrada com unidade e harmonia ao enfatizar as palavras “sabedoria, prudência e vigilância” ministradas pelo arcebispo.

“Hoje é dia de agradecer as bênçãos que a cidade recebeu ao longo dessa história. Meu pai assumiu a prefeitura em 2009, cumpriu a sua missão aqui, uma missão na qual trabalhou com a sua inteligência e conseguiu contribuir muito com a cidade. Como bem disse Dom Justino, a sabedoria é essencial para a vida. Meu pai sabia ouvir as pessoas. E eu tenho absoluta certeza que Aparecida é uma cidade abençoada em todos os aspectos e politicamente também. Hoje, o prefeito Vilmar, de forma muito competente, vem dando sequência, com todo esforço político”, finalizou.

Emancipação

Aparecida conquistou sua emancipação política em 14 de novembro de 1963. Na época, já haviam se passado 41 anos de sua fundação histórica, em 11 de maio de 1922, quando foi erguida a cruz de aroeira no local conhecido como Praça da Matriz, onde fica o Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Portanto, o calendário anual da cidade tem duas datas de valor histórico para o município: 11 de maio, aniversário de fundação do município – quando tudo começou; e 14 de novembro, quando Aparecida conquistou sua independência política e administrativa.

Na época, foi autor da lei que emancipou Aparecida de Goiânia os deputados estaduais Iris Rezende Machado e Olinto Meirelles. A legislação elevou o então distrito de Goialândia à categoria de município de Aparecida de Goiânia.

Ao longo de seis décadas, Aparecida se tornou a segunda maior cidade do estado de Goiás, com quase 530 mil habitantes, e um dos municípios mais importantes do país, sendo o segundo maior PIB do estado de Goiás, com alta na geração de emprego e forte economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *