Marden Júnior participa de evento sobre saneamento universalizado ao lado de Caiado, que defende parceria com iniciativa privada

Trindade está inserida na Microrregião Centro com mais 87 municípios goianos. Prefeito ressalta que cidade sai à frente na universalização do esgoto e da água tratada, tem aterro licenciado e trabalho voltado para produção de energia própria. “Somos referência para o Brasil”, destaca

O prefeito Marden Júnior participou, nesta quinta-feira (28/09), da 1ª Assembleia Extraordinária dos Colegiados Microrregionais que trata sobre o saneamento universalizado em Goiás.

O evento aconteceu no Centro Cultural Oscar Niemeyer e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado que celebrou a criação das microrregiões de saneamento básico com foco na universalização dos serviços em todo o território goiano.

“É uma etapa vencida e superada daquilo que era tido como impossível de ser resolvido também aqui em Goiás. Para que haja uma isonomia em termos de qualidade de oferta e de preço, vamos buscar a participação da iniciativa privada, para dar musculatura à demanda da água tratada e de esgoto em todo o Estado”, disse Caiado ao destacar a importância do diálogo na busca de uma solução para saneamento em Goiás.

Marden Júnior ressaltou que o município sai à frente e deve se tornar uma referência para o país em ações voltadas à melhoria da qualidade de vida do cidadão e preservação do meio ambiente.

“Estamos muito felizes porque Trindade está sendo contemplada na universalização do esgoto e da água tratada. Temos o aterro licenciado, caminhamos para a produção de energia própria. Então, todo esse trabalho sendo feito torna a cidade cada vez mais sustentável e, com certeza, uma referência para Goiás e todo o Brasil”, destaca Marden Júnior.

“É assim que vamos trabalhar, em parceria com outros municípios, para que a gente possa construir uma Trindade e um Estado cada vez melhores”, pontua prefeito.

Microrregião Centro
O município de Trindade faz parte da Microrregião Centro que engloba o médio Araguaia, Rio das Almas, Alto Maranhão e Rio Meia Ponte. Ao todo, são 88 municípios. O objetivo é promover a universalização do saneamento básico em Goiás ao atender a população com serviços de qualidade e, com isso, promover a melhoria da qualidade de vida. Foram criadas ainda as microrregiões Oeste (88 municípios) e Leste (70).

O processo de implantação de esgoto e água tratados em Trindade está próximo ao fim. A BRK Ambiental, subdelegatária da Saneago, é responsável pela rede em Trindade e em outros municípios de Goiás.

Só em Trindade são mais de 100 quilômetros. A expansão da rede vai chegar a 90% da população e moradores do município já estão aptos a realizarem as ligações.

Em Goiás, somente Trindade e Aparecida de Goiânia terão o esgotamento sanitário universalizados a partir do programa Saneamento Para Todos, do Ministério das Cidades. Os recursos foram financiados pela Caixa Econômica Federal e banco BTG Pactual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *