Ações iniciam pela UBS Garavelo. Pacientes interessados devem procurar serviços do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro onde moram. Procedimentos incluem retirada de verrugas, cisto sebáceo, lipomas e outros. “Vamos estender para todas as unidades com objetivo de zerar fila de pequenas cirurgias, em Trindade”, afirma secretário Gustavo Queiróz
A Prefeitura de Trindade deu início, nesta sexta-feira (12/05), na UBS Garavelo, a realização de pequenas cirurgias consideradas de procedimento de nível ambulatorial. O paciente interessado deve procurar o serviço do PSF (Programa de Saúde da Família) do bairro onde mora.
Após consulta médica e verificada a necessidade, será encaminhado para a UBS que fica no Residencial Garavelo. O médico clínico geral, Cleber Correa Cardoso, faz parte da equipe que realiza os procedimentos como retirada de verrugas, cisto sebáceo, lipomas e outros.
A média da pequena cirurgia é de 20 a 30 minutos onde é retirado o conteúdo, feito o envio para análise laboratorial e o paciente recebe alta.
“Nosso objetivo é a descentralização da saúde, dando autonomia aos pacientes para que tratem próximo às residências”, explica Cleber Correa Cardoso.
O secretário de saúde, Gustavo Queiróz, esteve no primeiro dia de atendimentos de pequenas cirurgias na UBS Garavelo. Conversou com os pacientes que estavam agendados e aguardando serem chamados.
“Iniciamos esse mutirão que vamos estender para todas as unidades de saúde com o objetivo de zerar a fila de pequenas cirurgias em Trindade”, conclui o secretário.
Rivail Cardoso, tem 68 anos, mora no Setor São Bernardo, e passou por um procedimento na orelha. Já esperava há quase uma ano e agora teve o problema resolvido rapidamente.
“Foi sem problema, tranquilo e fui muito bem atendido. O serviço de saúde da prefeitura está cada vez melhor, mais rápido e foi muito bom fazer isso aqui hoje”, diz Rivail Cardoso, já pronto para ir para casa.