Atividades são realizadas na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Trindade (Adefitrin). Ação marca a campanha nacional “Defensoria Pública: em ação pela inclusão” e faz parte do Mutirão Maio Verde. Foram realizados atendimento jurídico integral, gratuito e serviços ofertados pelas secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, de Esporte e Juventude. “Vamos trabalhar juntos para tornar Trindade uma cidade cada vez mais acolhedora”, destaca prefeito
O prefeito Marden Júnior participou do Mutirão Maio Verde: Em Ação Pela Inclusão, evento realizado pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), em parceria com a Prefeitura de Trindade, neste sábado (06/05).
As atividades foram realizadas na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Trindade (Adefitrin). A ação marca a campanha nacional “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”.
Foram realizados atendimentos para pessoas com deficiência de Trindade. Fazem parte da parceria a Adefitrin e o Centro Universitário Goyazes (UniGoyazes).
“Vamos intensificar ações efetivas para promover a inclusão social das pessoas com deficiência em nosso município. Todos devem ter acesso pleno aos serviços, atendimento jurídico e espaços públicos, sem barreiras ou limitações. Agradeço as parcerias com Defensoria Pública, UniGoyazes e Adefitrin. Trabalhamos juntos para tornar Trindade uma cidade cada vez mais acolhedora”, afirma Marden Júnior.
A Prefeitura de Trindade, por meio das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, de Esporte e Juventude, ofereceu serviços de enfermagem e nutrição, informações e cadastros em benefícios sociais, como o CadÚnico, atendimento com assistente social e atividades voltadas para pessoas com deficiência.
Durante o mutirão, as pessoas com deficiência residentes em Trindade tiveram acesso a atendimento jurídico integral e gratuito, bem como serviços das instituições parceiras.
Os atendimentos oferecidos pela DPE-GO foram para reconhecimento de paternidade e maternidade; divórcio; pensão alimentícia; guarda; retificação de registro civil; requerimento de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e/ou óbito e requerimento de gratuidade para emissão de RG.
Também foram contemplados os atendimentos de acesso à educação, à saúde e áreas de infância e juventude, violência contra a mulher, cível e família.
Estiveram presentes a superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Ana Luísa Freire de Andrade Pinto, representante do governador Ronaldo Caiado; deputados estaduais Cristiano Galindo e Mauro Rubem; coordenadora do Núcleo Regional de Defensorias Públicas de Trindade e Inhumas, Débora Vidal de Almeira Rocha; diretora presidenta da Associação Goiana das Defensorias e Defensores Públicos, Fernanda da Silva Rodrigues Fernandes; presidente da Associação de Deficientes Físicos de Trindade, Regiane da Silva Pereira; secretários municipais Gabriela Alves (Assistência Social) e Luana Martins (Esporte e Juventude), vereadores Maurinho de Paula e Márcia Silva.
Participaram também o representante da Associação dos Deficientes Físicos de Goiás, Pedro Paulo Furtado, da e-comerce do cadeirante; presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Trindade, Giuliano Aguiar Monteiro; coordenador-geral de Extensão da UniGoyazes, Hélio Pinheiro de Andrade; diretora de Comunicação Social da Defensoria Pública, Tatiane Dias Pimentel; representantes da Vila São Cottolengo, Lucélia Bueno e Cinara Francisca e coordenadora da Associação Alegria de Viver, ex-vereador Aninha Carvalho.