Lançada Frente Parlamentar em defesa da saúde das mulheres

A deputada federal Flávia Morais fará parte da Bancada feminina e participará ativamente da Frente que será coordenada pela deputada Renilce Nicodemus.

Foi lançada na terça-feira (2/5) a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Saúde das Mulheres. O colegiado, que deve ser coordenado pela deputada Renilce Nicodemos (MDB-BA), tem o objetivo de discutir e elaborar políticas públicas que garantam a promoção da saúde feminina, com ênfase na prevenção e no combate ao câncer de mama e do colo do útero, além de outros aspectos que interferem na saúde física e mental da mulher.

Para a deputada federal Flávia Morais (PDT-GO) a pauta da saúda da mulher é um tema de suma importância e é suprapartidário e deve envolver todas as parlamentares do Congresso Nacional, A deputada relembrou o trabalho de saúde realizado pelo seu esposo, o médico e deputado estadual George Morais que realiza “O Programa Saúde em Movimento”, que realiza mutirões da saúde nos municípios goianos: “São realizados exames de prevenção e ultrassonografia da mama, tireóide, próstata, abdome inferior, abdome superior, endovaginal, bolsa escrotal, pélvica e obstetrícia. Tentamos dirimir alguns problemas de saúde da população. Recentemente foi adquirido uma Van para fazer o exame de eletrocardiograma e exames pré-operatório de cirurgias eletivas”. Afirmou a deputada federal Flávia Morais.  

Em sua fala a coordenadora da frente disse o seguinte: “A saúde da mulher vai além de questões ginecológicas e deve contemplar, além do bem-estar físico, a saúde mental e emocional, incluído o planejamento familiar, que também faz parte desse rol de cuidados necessários”, destaca Renilce.

A parlamentar lembra que mais da metade da população brasileira é feminina (51,1%). “É preciso priorizar políticas públicas efetivas e rápidas para o combate de doenças que afetam a saúde feminina, como o câncer de útero e de mama, e garantir que essas medidas cheguem de forma concreta e significativa à vida das mulheres brasileiras”, afirma a deputada.

Foram debatidas as coordenações temáticas que são:

  1. Saúde reprodutiva e materna.
  2. Saúde mental e bem-estar social.
  3. Saúde inclusão e diversidade.
  4. Investimento e gestão em saúde.
  5. Atenção básica.
  6. Alta complexidade e doenças raras.
  7. Prevenção e tratamento do câncer feminino.

No evento foi observado diversos banners com frases de incentivo a saúde da mulher, tais como:

“Cuidar da saúde da mulher e priorizar a saúde mental, não é egoísmo!”

“Toda mulher tem motivos para se orgulhar do que é. Por isso. Fazer autoexame é um gesto de amor.”

“Mulher, seja autora da sua própria história: Cuide de sua saúde!”

Ficou acertado também que cada região do Brasil terá uma coordenação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *