Prefeitura Municipal realiza 1º Torneio de Xadrez de Trindade

Município oferece aulas para cerca de 200 crianças, jovens e adultos. Presidente da Federação Goiana de Xadrez destaca prefeitura por ser a única no Estado a disponibilizar aulas de graça. Evento é realizado no CEU das Artes Dr. Vanilton Corrêa de Azevedo. “Vale a pena investir e incentivar”, diz secretária de Esporte e Juventude, Luana Martins

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude, em parceria com a Federação de Xadrez do Estado de Goiás, realizou, neste sábado (29/04), o 1º Torneio de Xadrez de Trindade no CEU das Artes Dr. Vanilton Corrêa de Azevedo.

Os competidores fazem parte das turmas de aulas de xadrez que são disponibilizadas pela Prefeitura de Trindade em dois locais: no CEU das Artes e na Subprefeitura, Região Leste. As aulas acontecem de segunda-feira a sexta-feira para crianças a partir de cinco anos, jovens até 18 anos, e adultos. São cerca de 200 inscritos.

A competição foi até o fim da tarde, com interação entre os atletas. “Vale a pena investir e incentivar, porque é o xadrez estimula a socialização, divertimento e algo diferente dos esportes coletivos já tradicionais no nosso município”, diz a secretária Luana Martins, organizadora do evento.

Miguel Souza, de 10 anos, estava concentrado na partida, e não parou para dar entrevista. Mas o pai, Lucas Souza, destacou os benefícios do esporte.

“O xadrez deixa a criança muito mais esperta, muito mais ligada ao mundo ao redor. É notável a diferença de antes e depois das aulas”, afirma Lucas.

As atividades de xadrez oferecidas pela Prefeitura de Trindade são acompanhadas de perto pela Federação de Xadrez do Estado de Goiás. O presidente, Claudionor Carneiro, ficou durante todo o tempo do torneio junto aos competidores.

“Trindade sai à frente. É a única prefeitura que disponibiliza um projeto como esse. Não tem como nem mensurar em número, mas na qualidade psicossocial e tomada de decisão. As crianças têm uma melhora muito grande no comportamento e o município ganha muito com esse investimento”, conclui Claudionor Carneiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *