“Tudo que acontece no perímetro urbano da Cidade é competência do Ministério afirmou o ministro Jáder Barbalho Filho”

A Bancada de Goiás foi recebida pelo Ministro das Cidades Jader Barbalho Filho. O encontro aconteceu no Ministério das Cidades nesta terça-feira dia 18, e teve como objetivo o alinhamento da bancada com o governo federal que é necessário, para o bem do estado de Goiás.

“O alinhamento com o governo federal é uma demonstração de maturidade política da Bancada que trabalhado de forma coletiva, unificada e direcionada, aproveitando bem o que está disponível em cada Ministério”, pontuou a deputada Flávia Morais líder da bancada, aproveitou o momento para apresentar uma pauta de pedidos para algumas cidades de Goiás, (como por exemplo, Caiapônia). Solicitou maquinário, usinas de transformação de lixo e construção de casas para os municípios que representa.

Estrutura do Ministério das Cidades

O Ministro Jader Barbalho Filho aproveitou o encontro para fazer uma exposição da estrutura do Ministério, que está dividida em cinco secretarias:

  1. Secretaria de Mobilidade – Asfaltamento de vias, construção de viadutos e transporte urbano.
  • Secretaria Saneamento – Água, esgoto e tratamento de resíduos sólidos.
  • Secretaria de Desenvolvimento Regional – Essa o ministro afirmou que é uma secretaria transversal e integradora que cuida da desfavelização e urbanização de bairros e regiões.
  • Secretaria de Territórios Periféricos – Cuida das ocupações subnormais e favelas.  
  • Secretaria de Habitação – Essa é a principal, que é a que constrói casas nos municípios.

Projeto Minha Casa, Minha Vida

Jader Barbalho afirmou que está trabalhando para que o Programa Minha Casa, Minha Vida seja reaberto, e esteja apto a receber projetos dos estados, prefeituras, Cohabs, Agências e secretarias que desenvolvam projetos municipais de construção de casas.

“São 186 mil casas em construção hoje no país, dessas 82 mil estão paralisadas por diversas razões: empresas  quebraram, pessoas que fizeram ocupação antes de serem terminadas as unidades habitacionais, ou porque os valores estão defasados.” Disse o Ministro Jader em tom de desabafo

Seguindo o Ministro as casas ocupadas se tornaram um problema para o ministério, pois surgiu uma dúvida e a preocupação em onde se colocará as famílias que estão lá dentro. Por isso o processo de sorteio e de endereçamento das famílias beneficiadas a partir de agora será antecipado.

“A Meta é construir em quatro anos quase dois milhões de casas em quatro anos, o Ministério e a Caixa Econômica Federal já estão trabalhando com esse alvo.” Disse o Ministro Jáder.

Serão usados os recursos do FGTS e estabelecido parcerias entre o Governo Federal, Governos Estaduais e as Prefeituras para que sejam construídas 480 mil unidades habitacionais por ano em todo o Brasil, “Já estou em conversas com o governador Caiado para que Goiás possa ter um número expressivo de unidades” Pontuou o Ministro.

Projetos para as Cidades

O ministro Jáder Barbalho de uma forma simples e direta deu dicas de como um município pode obter recursos do ministério: “Tudo que diz respeito ao ambiente das cidades, como por exemplo, parques municipais, mobilidade urbana e embelezamento são conosco aqui, simples assim…” Finalizou Jáder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *