Proximidade da Romaria do Divino Pai Eterno motivou intensificar atuação dos agentes de saúde contra criadouros do aedes aegypti em Trindade, mesmo com queda nas notificações. Equipes dos três órgãos se concentraram na Basílica de onde seguiram para erguer os drones e fazer intervenções em casas e lotes. Estado também emprestou fumacê para percorrer bairros centrais de Trindade duas vezes por semana
Teve início nesta segunda-feira uma força tarefa para busca ativa de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zica e Chikungunya, utilizando drones sobre construções e lotes de Trindade. Os aparelhos foram colocados à disposição das secretarias de Saúde de Trindade e do Estado, pelo Corpo de Bombeiros de Goiás.
Um grupo de 25 bombeiros que estão concluindo o curso de pilotagem de drones trouxe os equipamentos para fazer o rastreamento aéreo, enquanto os agentes de endemias municipais e estaduais saíram a campo para confirmar os casos, eliminar os focos e orientar a população.
As três equipes se concentraram no início da manhã no estacionamento da Basílica do Divino Pai Eterno, quando foi feito o mapeamento das zonas a serem rastreadas e compartilhada a estratégia.
O secretário Municipal de Saúde, Rogério Taveira, disse que “Trindade está dando um passo grande no controle da dengue, unindo as forças locais com as estaduais”. Ele tem enfatizado a necessidade de intensificar o combate ao aedes, especialmente com a proximidade da Romaria do Divino Pai Eterno, evitando que as notificações voltem a subir.
Atualmente Trindade vive um momento de queda no número de notificações em relação ao mês que teve o pico de casos no município.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde de Trindade, Leonardo Izidório, “o pico foi em fevereiro, quando foram registrados cerca de 2 mil casos, enquanto de lá para cá, tem havido uma redução mensal de 30 a 40% nas notificações de dengue”. De acordo com ele, 99% das notificações em Trindade são de dengue.
A subcoordenadora do Controle de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde, Stefânia Nolasco, disse que a confirmação da realização da Romaria do Divino Pai Eterno, que inicia dia 24 deste mês, foi determinante para a força tarefa ser realizada em Trindade. “Com essa varredura vamos eliminar o maior número de criadouros de larvas e dar segurança para as pessoas que moram e para as pessoas que virão para a festa”, reforçou.
Segundo ela, as equipes de campo que são do Estado vão permanecer até quarta-feira em Trindade. A coordenadora citou ainda que, para os mosquitos já nascidos, haverá uma ação específica com um carro fumacê.
O equipamento vai ser cedido pelo governo Estadual para que a Secretaria Municipal de Saúde de Trindade disperse inseticida duas vezes por semana nas regiões mais centrais, que concentram o maior fluxo dos visitantes durante a Romaria.
A contribuição dos Bombeiros, frisou o tenente-coronel Augusto, comandante do 15º Batalhão, sediado em Trindade, visa ajudar dando visibilidade aos locais mais críticos, com água parada visível, ou com lixo acumulado que pode facilitar a formação de criadouros. Ele destacou que os bombeiros que fizeram o curso de pilotagem de drone são de diferentes batalhões e um deles é de Trindade.
O trabalho de abordagem dos moradores pelos agentes de saúde nem sempre é facilitado. Além de encontrar muitos portões fechados, às vezes eles não são bem recebidos.
Na contramão dessa tendência, o carteiro aposentado Miguel Arcanjo não apenas abre as portas da casa e do quintal, como agradece o serviço das equipes. Cheio de plantas e animais em sua residência no Setor Santuário, ele recebeu o agente de endemias Carlos Bento na manhã desta segunda e ouviu elogios.
“Minha esposa já teve dengue, uma doença grave que está em evidência em Goiás e em Trindade mas, se cada um fizer sua parte, vai diminuir, e a prefeitura tem feito este trabalho muito bem”, destacou.
Apelo
O secretário municipal de Saúde, Rogério Taveira, e o diretor de Vigilância em Saúde, Leonardo Izidório, fizeram vários apelos para a população de Trindade. Um deles é para que todos façam sua parte, evitando água parada, limpando e roçando o mato alto de lotes, e contribuindo com os agentes.
Com a chegada do mês da Romaria, ambos também fizeram vários apelos para que a população se vacine contra a Covid-19 com todas as doses previstas, destacando, inclusive a realização de campanha que iniciou dia 18 de maio e segue até dia 10. Também lembraram a importância de os romeiros que vierem estarem com o cartão de vacina em dia.