Numa conversa bastante descontraída Cristiano Galindo, assessor do prefeito Marden Júnior, e o responsável pela Frente de Serviços da Prefeitura Municipal de Trindade abriu o jogo e afirmou que será candidato a deputado estadual, falou sobre sua vida, experiências acadêmicas e políticas, confira na integra a entrevista…
JORNAL GAZETA CENTRO–OESTE: Cristiano, como tem sido a sua experiência na coordenação da Frente de Trabalho que está levando vários benefícios aos bairros?
CRISTIANO GALINDO: Olha, existem algumas barreiras que estamos enfrentando, eu sou oriundo da vida privada, cresci aqui em Trindade na Vila Santa Inês, tive aquela infância gostosa, onde costumava brincar no meio da rua. Estudei em alguns colégios aqui da nossa cidade, entre eles, o colégio Estadual Padre Pelágio, terminei meu ensino médio e ingressei na faculdade de fisioterapia, estava trabalhando numa clínica em Trindade e em outra clínica em Goiânia, mergulhado no trabalho… foi quando surgiu a oportunidade de acompanhar o prefeito Mardem Júnior, então vim para a vida pública. Na Frente de Trabalhos encaramos diferentes tipos problemas, inclusive os burocráticos, acho que talvez seja o maior desafio nosso, mas, são situações que estamos vencendo e superando, os benefícios estão chegando até a população, e isso é o mais importante.
JORNAL GAZETA CENTRO–OESTE: Algo que se ouve muito é que você não é político que você é técnico. Como você vê isso, e como você espera vencer esse estigma?
CRISTIANO GALINDO: A questão de não ser um agente político, ou de não ter passado pelo crivo das urnas, não me coloca medo, apenas é um desafio novo, eu fui representante de classe, para mim a política começou ali no momento que representava uma classe, conversando com os alunos, professores e a direção da escola, a política acontece também dentro de casa, na gestão interna, é claro, que numa pré-candidatura para deputado estadual as coisas mudam, o sistema é diferente, mas, na minha vida sempre venci os obstáculos e tive representatividade, na faculdade fui presidente da liga acadêmica de fisioterapia preventiva, e isso, me trouxe experiência em como lidar com as pessoas, como assessor do prefeito Mardem Junior estou tendo uma grande oportunidade de servir nossa população e atender suas necessidades, estou aprendendo, melhorando cada dia que passa, ficando melhor na arte de lidar com a administração pública.
JORNAL GAZETA CENTRO–OESTE: Cristiano, nós vimos recentemente vários pré-candidatos da base do prefeito Mardem Júnior serem lançados para deputado estadual e todos querendo a bênção e o apoio do prefeito, você já tem?
CRISTIANO GALINDO: Ter o apoio do prefeito Mardem Junior é muito importante e especial, mas independentemente disso, estou trabalhando no sentido inverso, estou conversando com as pessoas, famílias e lideranças, apresentando minha pessoa e meu projeto para os vereadores, a ideia é de formar um grupo forte e com musculatura para ganhar as eleições. Quando o prefeito ver isso, não tenho dúvidas de que ele escolherá aquele que tem reais condições de chegar à vitória, aí sim, ele se posicionará e vai ungir o escolhido pelo grupo. Esse momento está chegando e será muito importante.
JORNAL GAZETA CENTRO–OESTE: Cristiano para se ter um projeto vitorioso de deputado estadual é preciso ter algumas bandeiras. Você já pensou em algumas, caso seja eleito, que você irá defender? Além de ser o representante de Trindade, você tem alguma bandeira que se eleito defenderá na Assembleia Legislativa?
CRISTIANO GALINDO: Cada vez mais, a eleição para deputado Estadual vem sofrendo bairrismo em outros municípios, aqui em Trindade, não pode ser diferente. Tenho acompanhando as emendas que chegam para o município, na verdade, tenho estudado o processo de como elas chegam em cada cidade, são 12 milhões de reais em emendas impositivas que cada parlamentar pode destinar para os municípios que ele representa na Alego por ano, então, é um valor alto, Trindade ainda não teve um aporte tão grande por parte de um deputado estadual, nesse sentido, vou me dedicar a nossa cidade, colocar mais verbas para Trindade. Quando conseguimos uma emenda de 100 mil ou 200 mil reais já ficamos felizes, imagina contar com milhões. Essas emendas, como deputado, você pode destinar para um município fazer o que quiser, sem nenhum vínculo partidário, ou, com o governador. Bem destinadas essas resolveriam vários problemas do município. Você me perguntou sobre bandeiras, sou fisioterapeuta, é claro que tenho um olhar grande pela saúde. Sou presidente do Gabinete de Operação de Emergência e Saúde aqui em Trindade (GOE-Trindade), as medidas realizadas no combate à Covid-19, sempre passaram por nós, uma equipe muito boa de trabalho. Mudamos o sistema de vacinação naquele momento para diminuir o tamanho das filas que eram enormes. Conseguimos desenvolver um aplicativo de vacinação que realmente funcionou no município, a população sabe que pode contar com o aplicativo, e, que isso facilitou tanto a vacinação quanto o agendamento de testes, então, toda essa logística com a testagem e implantação de uma nova forma de lhe dar com a pandemia trouxe resultados positivos. A pessoa era agendada, fazia o teste, realizava a consulta médica e se fosse positivo tinha o tratamento adequado, com isso, conseguimos melhorar a saúde da população de Trindade. A saúde com certeza é uma bandeira importantíssima para mim. A Educação será outra bandeira minha, tenho um carinho muito especial pelos servidores e colaboradores dessa área que é muito importante. Aqui em Trindade trabalhamos para que todos ganhassem o abono no final do ano, agora o aumento de 33%, a entrega dos notebooks. Através do nosso trabalho virei o padrinho da Educação a convite dos próprios diretores, enfim, não tem como pensar em uma administração, em uma gestão, ou estar na Assembleia sem pensar na Educação. Saúde e Educação são bandeiras importantíssimas que defenderei com muito atenção e dedicação, caso seja eleito! Trabalhando na frente de serviços em vários bairros vejo a necessidade de um bairro, ou outro, ter uma praça, para melhorar a saúde e a qualidade de vida delas, praças com academia em céu aberto, como deputado com certeza estarei destinando verbas para que essas praças sejam construídas, ou, em alguma coisa que realmente acrescente na vida da população de forma direta.
JORNAL GAZETA CENTRO–OESTE: Cristiano, para você chegar a Assembleia Legislativa precisará de estrutura, até porque só os votos de Trindade não te elegerão, além disso, Trindade tem outros candidatos competitivos como: Dr. Antonio, Dr. George que são candidatos a deputado Estadual. A estrutura já existe? Você já está pensando em como chegar em outros municípios e conquistar os votos que você precisa para chegar na Assembleia?
CRISTIANO GALINDO: Sim, estamos firmando parcerias com prefeitos e deputados federais, e estabelecendo aliança com vereadores de vários municípios que já estão fechados conosco nesse projeto, nosso grupo está crescendo, tenho sido muito bem recebido em outras cidades, tenho conversado com as lideranças e apresentado nosso trabalho, é bom lembrar que cada cidade tem suas características, problemas e anseios. A estrutura está sendo montada e está crescendo, tenho certeza de que em breve estaremos colhendo os frutos.
JORNAL GAZETA CENTRO–OESTE: Cristiano, a estrutura logística e humana como você acabou de citar são importantes, mas tem uma outra estrutura que você precisa, a financeira, você tem estrutura financeira para bancar uma campanha estadual, como será? Vai chegar um momento que como diz no popular: a onça vai beber água, e você terá de dar um tiro de doze na testa dela para ganhar a eleição, vai ter a cartucheira ou a escopeta?
CRISTIANO GALINDO: Eu trabalho com planejamento e organização, essa parte está sendo organizada e vamos ter êxito. É claro, que talvez tenha campanhas que são milionárias por aí, não será o meu caso, minha campanha será franciscana, mas, com planejamento e trabalho teremos êxito, no momento certo os recursos chegarão para termos êxito, vamos matar a onça com certeza!
JORNAL GAZETA CENTRO–OESTE: Vamos falar de política pública agora, como está a frente de serviços na cidade?
CRISTIANO GALINDO: Hoje, remodelamos a frente de serviços, acredito que nesse mês de abril alcançaremos toda a cidade, com a primeira etapa. Ao finalizar a primeira etapa, continuaremos com a frente de serviços, ela não vai parar. Nessa primeira etapa, realizamos: operação tapa-buracos, trocas de lâmpadas queimadas, roçagem manual e roçagem de tratores, esses serviços são os principais da frente hoje. Várias secretarias estão se unindo a nós, a Secretaria de Agricultura, a Secretaria de Indústria e Comércio, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Assistência Social, são exemplos. Estamos conversando com a população, com os comerciantes e nos colocando à disposição. A partir desse mês de abril detalharemos ainda mais o trabalho que está sendo feito, por exemplo: onde fizemos a roçagem de tratores e ficou uma roçagem mais fácil por conta desse tipo roçagem, podemos caprichar nas calçadas, a partir do momento que melhoramos as calcadas, podemos fazer o serviço de revitalização de ilhas. O trabalho é continuo, sempre realizando o melhor para a população, trazendo melhorias. Cada benefício a seu tempo, em cada rodada, vamos dar atenção especial a um novo item nos bairros.
JORNAL GAZETA CENTRO–OESTE: Em relação ao governo do estado, como você avalia a administração do governador Ronaldo Caiado em relação a Trindade?
CRISTIANO GALINDO: Hoje, o governador tem dado apoio expressivo para nossa cidade, passou um dia em Trindade inaugurando obras e fazendo ações que estão beneficiando a população. Construirá uma Escola Estadual no Setor Palmares com o São Bernardo, escola que é importante para a região, além disso, os investimentos no Hetrin (Hospital Estadual de Trindade), que está passando por reformas e melhorias para atender um maior número de pessoas e melhor. Os investimentos na segurança em Trindade através da Polícia Militar e Polícia Civil que já conta com uma sede regional e tem dado respostas a criminalidade no município. O Estado é parceiro de nossa gestão. Temos também ações na assistência social, em parceria com a prefeitura de Trindade está dando condições para que moradores vivam com dignidade com o auxílio aluguel. Os alunos da rede estadual têm um cartão e todos os meses contam com cem reais. A minha avaliação é que o governador Ronaldo Caiado vem fazendo uma boa gestão à frente do estado.
JORNAL GAZETA CENTRO–OESTE: Você tem cara de menino, um jovem político, mais pensa como gente madura, gente grande. Você se sente preparado para o desafio de chegar na Assembleia, está preparado emocionalmente, intelectualmente fisicamente e até espiritualmente para ser deputado estadual, caso seja eleito?
CRISTIANO GALINDO: A cada dia que passa amadureço mais, as experiências que estou tendo nesse momento tem sido uma escola, e pode ter certeza, sou bom aluno, tenho aprendido com as vitórias e com as derrotas e me preparado para o futuro. Quando você acha que está preparado para tudo vem as lutas e os problemas, as vezes uma rasteira e você aprende que a vida é mais complexa do que você pensa. Então, sempre busco melhorias, nunca parei de estudar, acredito no meu potencial, me sinto preparado, por isso, aceitei o desafio. Não sou homem de correr da luta, serei sim candidato a deputado estadual e vou vencer as eleições. Eu trabalhava na vida privada e hoje estou na vida pública e tive que me adaptar, sei que a vida pública é curta, porém tenho me dedicado, eu particularmente saio daqui quase todos os dias entre 20:00 e 21:00 horas, isso para mim não é problema, talvez, minha dedicação e compromisso, sejam os motivos pelos quais o meu nome está sendo escolhido para ser o deputado estadual na base do prefeito Marden Júnior.