Rio de Janeiro comemora 457 anos, veja os principais lugares turísticos da cidade maravilhosa

Hoje, 1º de março de 2022, a cidade do Rio de Janeiro, capital do Estado do Rio de Janeiro, comemora nada mais nada menos do que 457 anos. Seu aniversário, aliás, acontece no mesmo dia de homenagem ao seu padroeiro, São Sebastião, e do padroeiro do Estado, São Jorge. Esta já foi uma região habitada por índios. Os portugueses chegaram ao local no século XVI. Por exemplo, foi em 1 de janeiro de 1502 que a zona da Baía de Guanabara foi descoberta. Mas, em 1555, foram os franceses que dominaram a área. Cinco anos depois, portugueses e índios contra-atacaram e retomaram a propriedade. Foi Estácio de Sá que liderou as batalhas e fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Pão de Açucar | Imagem reproduzida de A Arquiteta
Teatro Municipal | Imagem reproduzida de Terceira Via
Parque Lage | Imagem reproduzida de ArchDaily

Mais de um século depois, em 1763, o ministro Marquês do Pombal transferiu a sede da colônia Brasil de Salvador para o Rio. Inclusive, entre 1808 e 1815, foi capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Entre 1815 e abril de 1821, sediou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, após elevação do Brasil à parte integrante do reino unido supracitado. Após a independência, em 1822, virou capital do Império. Foi palco principal dos movimentos abolicionista e republicano na metade final do século XIX. Assistiu à Revolta da Vacina, em 1904; sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992; os jogos da Copa do Mundo de 2014; e os Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Desde 2012, parte da cidade foi designada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade; e, em 2019, recebeu o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura.

Palácio Capanema | Imagem reproduzida de ARQGUIA
Cidade das Artes | Imagem reproduzida de ArchDaily
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro | Imagem reproduzida de ArchDaily
Instituto de Engenharia | Imagem reproduzida de Wikipédia

A saber, em 1890, no Rio de Janeiro já havia 522 mil habitantes. Já, hoje, ocupando uma área de 1 200,329 km, a cidade tem quase sete milhões de habitantes. É um dos destinos turísticos mais procurados pelos viajantes. Apresenta uma intensa vida cultural, redes de lojas, museus, praias – como Copacabana, Ipanema e Leblon -, parques, além da maior floresta urbana do mundo. Realmente, é uma ‘Cidade Maravilhosa’! Parabéns aos cariocas!

Maracanã | Imagem reproduzida de Prefeitura do Rio
Museu do Amanhã | Imagem reproduzida de Blog da Compose Revestimentos
Sapucaí | Imagem reproduzida de Casacor
Lapa | Imagem reproduzida de A Arquiteta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *