Entrevista – Dr. Rogério Taveira: “60% dos atendimentos realizados em Trindade, ligados a saúde são de fora do município”

O secretário de Saúde Trindade, Dr. Rogério Taveira, conversou com nossa reportagem, falou sobre o enfrentamento à Covid-19 e do surto de Influenza no município, da construção da Maternidade na região Leste e da ampliação do Hutrin (Hospital de Urgências de Trindade) que passará a ser chamado de Hetrin (Hospital Estadual de Trindade).

Jornal Gazeta Centro-Oeste: Trindade vive seu melhor momento no enfrentamento da Covid-19?

Dr. Rogério Taveira: Com certeza, graças a Deus e ao empenho do prefeito Marden Júnior que faz uma gestão muito séria. Estamos com todos os postos vacinando, testando em massa, e até, com testes sobrando nas unidades de saúde, além disso, estamos fazendo uma busca ativa por aquele paciente que apresenta os sintomas, quando detectamos em alguém, ele tem assistência médica, de enfermeiro, farmacêutico e não vai transmitir mais essa doença. Trindade está vivendo um bom momento se comparado a outros municípios.

Jornal Gazeta Centro-Oeste: O que tem sido feito em relação ao surto de ‘Influenza’?

Dr. Rogério Taveira: Influenza é também virus, pode ser pego através do contágio, então, o que tem sido feito: primeiro, orientação para se evitar aglomerações, uso de máscaras, assepsia das mãos e a orientação para que todos possam se vacinar, a vacinação faz parte do calendário vacinal. Se porventura você ainda não tomou sua vacina, vá a uma Unidade de Saúde e tome sua vacina.

Jornal Gazeta Centro-Oeste: Como você recebeu a notícia da construção da maternidade na Região Leste da cidade?

Dr. Rogério Taveira: Como médico obstetra a 30 anos, posso falar da importância. Se temos uma gestante que apresenta alto risco em sua gravidez e temos uma maternidade que pode dar toda assistência para ela é uma glória, a gestante que é hipertensa, que é diabética terá onde ganhar seu nenê e não teremos mais de encaminhar para o Hospital Materno Infantil que é a unidade de referência que temos hoje. Então, ter aqui em nosso município uma maternidade de alto risco, significa que nos tornaremos referência para todo estado com certeza absoluta.

Jornal Gazeta Centro-Oeste: Como você vê a ampliação do Hutrin?

Dr. Rogério Taveira: Hoje, com o Hutrin e nossa UPA (Unidade Pronto Atendimento) já atendemos a muitos municípios que nos procuram em busca de atendimento, os pacientes de Santa Barbara até Iporá com certeza serão atendidos em Trindade, não serão maios atendidos em Goiânia, com essa ampliação que trará mais médicos, leitos, UTI’s e maior estrutura de saúde para Trindade e região.

Jornal Gazeta Centro-Oeste: Hoje, quantas pessoas de outros municípios são atendidos em Trindade?

Dr. Rogério Taveira: Tirando uma base, no auge da Ômicron tivemos mais de oitocentos atendimentos, duzentos e trinta eram de Goiânia, fora, as pessoas do interior de Goiás, então, eu diria que 60% dos atendimentos realizados em Trindade, ligados a saúde são de fora do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *