O ex-prefeito de Trindade George Morais se emocionou ao falar de como surgiu o HUTRIN (Hospital de Urgências de Trindade). Veja como foi o seu discurso por ocasião do lançamento das obras de ampliação do HUTRIN, que de agora em diante será chamado de HETRIN (Hospital Estadual de Trindade), um hospital geral e de alto risco que estará em parceria com a prefeitura municipal que construirá a maternidade de baixo risco na região leste.
O Sonho que se tornou realidade
“A construção do HUTRIN que será chamado HETRIN faz parte sem dúvidas, de toda nossa história política em Trindade, digo para você governador Ronaldo Caiado, que hoje, é uma data muito significativa, porque esse hospital que tem salvado muitas vidas em Goiás, estenderá ainda mais a sua função. Tem uma frase de Raul Seixas que gosto muito, nesse momento quando muitos querem ser o pai da criança, que dizem que construiu, que fez a obra. A frase diz: O sonho que se sonha só, é só um sonho, mas o sonho que se sonha junto é realidade. E hoje essa maternidade de alto risco que será construída com quatro andares é uma realidade em Trindade, gostaria de parabenizar a todos que contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade.”
A História da construção do hospital
“Quando eu era prefeito de Santa Bárbara de Goiás, construímos o hospital lá, tive a honra de fazer o primeiro parto naquele hospital, naquela época. Trindade não tinha uma unidade hospitalar e os pacientes daqui iam para Santa Barbara para serem atendidos. Quando deixei a prefeitura e fui candidato a deputado, lancei a proposta de construir um hospital aqui, na realidade, essa proposta atrapalhou minha campanha, pois ninguém acreditava, chegou em um ponto que nem eu estava acreditando, cheguei a fazer as seguintes perguntas: será que prometi demais? Será que Trindade não merece? Como deputado estadual coloquei uma emenda e tenho que reconhecer, o prefeito Valdivino Chaves doou o terreno. Então, fui candidato a prefeito, e quando assumi no dia primeiro de janeiro de 2000 fiz o lançamento da pedra fundamental aqui nesse lugar, e começou a construção. O HUTRIN tem comigo uma relação de afinidade profunda.”
Inauguração do Hospital
“Próximo da inauguração tive duas notícias que me deixaram extremamente feliz, a primeira que o hospital receberia o nome da minha mãe, Valda Ferreira dos Santos e a segunda, como a Flávia que era candidata a deputada estadual estava em campanha e não poderia vir, a minha filha e princesa Bárbara assumiu seu lugar. Quando ela pegou o microfone disse o seguinte: Pai eu sei que um dos maiores sonhos seu é ter um filho médico, e eu serei uma médica, naquele momento, como hoje, fiquei emocionado, e as lágrimas rolaram. Tive a honra como médico de fazer o primeiro parto aqui neste hospital. Naquela época convidei o Dr. Antonio, para ser diretor do hospital e dei a ele toda autonomia para que ele pudesse trabalhar aqui e atender a toda região, ele é um grande profissional, fez um grande trabalho.”
A importância do nome
“Gostaria de contar sobre a importância para mim, do nome da minha mãe nesse hospital. Quando eu era criança, lá em Santa Barbara e em Caiapônia, minha terra natal, e eu sempre digo que podemos sentir a presença de Deus, e hoje senti a presença de Deus quando o Bispo na Vila São Cottolengo contou a história do menino que tinha epilepsia, me fez lembrar da minha mãe que tinha epilepsia também, ela desmaiava e quando isso acontecia, tínhamos que sair correndo com uma toalha para colocar na sua boca, pois era tão forte que cortava a língua dela, e muitas vezes cortava até a mão da gente. Eu dizia, olha, eu vou crescer, vou estudar, vou ser médico para cuidar da minha mãe. Deus levou meu pai quando eu tinha cinco anos de idade, não sei o que é a presença de um pai comigo, só lembranças vagas, vim pra Goiânia morar de favor e comecei a jornada de estudos. Hoje posso dizer, que se um médico, cuidar de uma criança como se fosse seu filho, de uma mulher como se fosse sua mãe, teríamos um mundo bem melhor, mais justo e com mais amor. Para inaugurar o Hospital foi uma luta, vocês não imaginam o quanto. A deputada Flávia Morais havia colocado recursos para equipar o hospital. Fui ao secretário de Saúde do Estado, Fernando Cupertino várias vezes, e percebi que não existia vontade política de fazer hospitais no interior funcionarem, ou seja, quando senti que o hospital não iria ser inaugurado, disse ao secretário de saúde, que na época havia mudado, era o Dr. Cairo, ou vocês inauguram o hospital, ou entro pra dentro e faço ele funcionar. Ele aceitou fazer uma concessão e a prefeitura de Trindade assumiu o hospital e ele começou a funcionar, aqui fazíamos cirurgia plástica, cirurgia urológica, de otorrino, todos os dias tinha parto (24hs) e cirurgias gerais. Quando faltava médico, eu vinha para cá para atender, fiz mais de quinhentas cirurgias aqui nesse hospital, então dá para entender um pouco do amor que nós temos para com essa unidade hospitalar.”
Emendas parlamentares
“A deputada Flávia Morais colocou três milhões de reais para a construção de uma maternidade na região leste. Este dinheiro havia sido perdido pelo ex-prefeito Jânio, mas, foi recuperado pela senadora Lúcia Vânia e está na conta da prefeitura. Mas, além disso, a deputada Flávia Morais colocou mais um milhão no orçamento para compra dos equipamentos e isso mostra nossa determinação de trabalhar para melhorar a saúde em Trindade.”
Trabalho do governador Ronaldo Caiado
“O difícil não é construir, é manter. Você gasta mais para manter do que para construir, quero aqui elogiar o governador Ronaldo Caiado que está interiorizando a saúde em Goiás, além das unidades móveis, está levando também policlínicas e hospitais, levando a saúde mais próximo da população que não precisará vir para os grandes centros para ser atendida. O Governador Ronaldo Caiado é o governador da saúde. Quando chegou a Covid-19 podíamos ver a preocupação no olhar do governador, que como médico sabia da gravidade daquele momento, politicamente tomou algumas decisões erradas na minha opinião, teve até, indisposição com o governo federal, mas, admirei ainda mais o governador que colocou a saúde em primeiro lugar. E se não tivesse feito aquilo, a história em Goiás seria muito pior. Governador, quando você lança as obras de ampliação do HUTRIN, me sinto contemplado, muito obrigado.”
O projeto de ampliação do HUTRIN
“Eu e a deputada Flávia Morais fomos conversar com o Secretário de Saúde Ismael Alexandrino, que me falou do projeto de ampliação, construção da maternidade de alto risco, vai ter até UTI neonatal e estamos elaborando o projeto, confesso que fui um pouco cético, eu disse para minha esposa, fala com o governador, essa história não está bem contada. Depois, você promete e não cumpre e eu não gosto disso não. Mas, na outra reunião o projeto estava pronto, tive que parabenizar o secretário, pois cumpriu o que havia dito. Conversamos com o governador que gosta de fazer a obra com o dinheiro em caixa e lançar quando já está sendo feita. É o que estamos vendo aqui, a obra em andamento. A deputada falou, vou colocar dez milhões de recursos, para a saúde do estado de Goiás. O dinheiro já está nos cofres para ser investido na Saúde.”
Prefeito Marden Júnior
“Quero dizer aqui ao prefeito Marden Júnior, que aprendi a respeitá-lo por sua humildade. Dizem por ai que peguei até dinheiro seu para ser candidato a prefeito para te ajudar a ganhar, nunca conversamos diferente de olhar nos olhos, de fazer uma política olhando no olho, falando a verdade e sendo sincero. Fiz uma campanha limpa, sem recursos, impugnado, com muitos obstáculos. Você ganhou, manteve sua humildade, já nos visitou, parabéns prefeito Marden Júnior e conte conosco. Tive o privilégio de na semana passada ir a Mambaí inaugurar o hospital da cidade e fazer a primeira cirurgia lá, como fiz em outras cidades.”
Projetos dos viadutos
“Estive conversando com o governador Ronaldo Caiado, no Centro Administrativo para aparar algumas arestas, eu disse para ele, governador o sr. não pode fazer o trevo da região central, sem iniciar o trevo da região leste da cidade. Graças a Deus o governador nos ouviu.”