Referência em atendimento a microempreendedores, Trindade apresenta sua experiência para 6 cidades

Representantes das prefeituras das cidades de Caldas Novas, Morrinhos, Pontalina, Ipameri, Palmelo e Piracanjuba vieram conhecer experiência da Sala do Empreendedor, iniciativa da Prefeitura de Trindade, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com o Sebrae Goiás. “Trindade serve como modelo em prestação de serviços aos nossos empresários, do pequeno ao maior”, destacou

O know-how de Trindade no atendimento de microempreendedores individuais (MEIs), através da Sala do Empreendedor, está sendo levado a outras cidades. O espaço é mantido pela Prefeitura na Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços em parceria com o Sebrae Goiás.

Nesta quinta-feira (17/02), representantes de seis cidades do Sul de Goiás participaram de um colóquio no Centro Administrativo Prefeito Pedro Pereira da Silva, conduzido pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Trindade, Gustavo Queiróz, e pelo gerente regional do Sebrae Goiás, Eder Oliveira.

Participaram representantes das prefeituras das cidades de Caldas Novas, Morrinhos, Pontalina, Ipameri, Palmelo e Piracanjuba. Autoridades municipais de Trindade prestigiaram a abertura do evento.

 Gustavo Queiróz secretário de Indústria, Comércio e Serviços, recepcionou os participantes que vieram conhecer a Sala do Empreendedor e trocar experiências para implantar o projeto em suas cidades e melhorar seu atendimento. “Trindade serve como modelo em prestação de serviço aos nossos empresários, do pequeno ao maior”, destacou.

De acordo com ele, se os participantes necessitarem de assistência, os técnicos da prefeitura e do Sebrae vão contribuir nas cidades deles, levando a experiência exitosa. “Nossas equipes estão sempre disponíveis para atendimentos de excelência”, reforçou.

Eder Oliveira, gerente regional do Sebrae Goiás, confirmou que Trindade passou a ser referência no atendimento ao setor empresarial. “Fizemos um convênio para troca de experiências, onde Sebrae disponibiliza capacitação, orientação, e um sistema de gestão para que a Sala de Empreendedor, através do corpo técnico do município, realize os atendimentos”.

Por isso, destacou, desde 2019 outros municípios têm vindo conhecer a experiência. Para ele, estes técnicos vão chegar com conhecimento e bagagem para acertar cada vez mais. “Esse é um trabalho que fortalece o empreendedorismo porque o empresário que procura a Sala consegue solucionar questões legais e fiscais, tem acesso a capacitação, gestão e a crédito para empreender de forma mais assertiva”.

Cláudio Alvarenga, secretário de Desenvolvimento Econômico de Caldas Novas, brincou com o que viu, classificando como “Faculdade Trindade de Administração Pública” o modelo implantado pela gestão de Marden Júnior. Em fase de implantação de processos parecidos ele disse que Caldas Novas “é um bebê perto do que Trindade tem hoje em tecnologia, mas vamos trocar experiências e aprender”.

Já Rafaela Guimarães, agente de atendimento de Palmelo, disse que a prefeitura está nos primeiros passos para implantar a Sala do Empreendedor do município. “Então a experiência de Trindade deu uma noção grande de como fazer”, observou. Para ela, o modelo de Trindade é um exemplo pelo que notou, “tanto na estrutura da Sala do Empreendedor quanto no que as pessoas disseram sobre o atendimento”.

A equipe envolvida no atendimento na Sala do Empreendedor é formada por seis profissionais capacitados a oferecer 14 serviços, tais como cursos de qualificação profissional, abertura de contas, emissão de nota fiscal e declaração de uso de solo.  Todos esses benefícios atendem os MEIs.

Aliado à equipe, um consultor do Sebrae realiza atendimentos agendados a cada quinze dias. Somando, entram os agentes locais de inovação que vão até às microempresas para dar assessoria visando melhorar a eficácia das ações e cada vez mais elevar o rendimento dos beneficiados com esse serviço.

Em 2021, na gestão do prefeito Marden Júnior, a Sala do Empreendedor de Trindade realizou mais de 17 mil e 500 atendimentos. Além de Trindade, moradores de mais cinco cidades vizinhas também são atendidos pela Sala do Empreendedor do município, fortalecendo também regionalmente o pequeno comércio.

Também no ano passado foi implantado o atendimento online, via whatssap que facilitou ainda mais a vida do microempreendedor individual, que não necessita se deslocar do seu empreendimento para buscar esse tipo de serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *