Prefeitura entrega colchonetes e bolas suíças que beneficiarão 72 mil estudantes da rede municipal durante 5º Mutirão de Goiânia de 2024

Material será utilizado conforme cronograma das equipes do Programa Saúde na Escola para realizar as ações nas escolas e Cmeis

A Prefeitura de Goiânia, por meio das secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS), entrega de forma simbólica, durante o Mutirão neste sábado (22/6), às 11h30, colchonetes e bolas suíças, na Escola Municipal Professor Nadal Sfredo, no Jardim Liberdade. Os materiais serão utilizados nas práticas corporais, dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), e beneficiarão mais de 72 mil estudantes da rede municipal.

No total, serão distribuídos 401 colchonetes e 437 bolas suíças (acessório versátil utilizado em modalidades como yoga, pilates e ginástica). O material será utilizado conforme o cronograma das equipes do PSE para realizar as ações nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). De acordo com a enfermeira e coordenadora do PSE na rede municipal de ensino, Marislei Brasileiro, é necessário ter atenção com a promoção da saúde de nossas crianças.

“Em Goiás, o cenário é de alerta. Dados do Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), revelam que, em 2023, o estado de Goiás chegou a registrar 14,23% de crianças entre 5 e 10 anos obesas. O quadro é preocupante e uma das ações do PSE inclui as práticas corporais, para além das aulas de educação física. Os materiais específicos que serão entregues, tais como bolas suíças e colchonetes, são fundamentais para promoção de saúde”, ressalta Marislei.

PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Saúde, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O programa é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 1.055 de 25 de abril de 2017, e a pactuação é renovada a cada dois anos.

Em 2023, em Goiânia, as secretarias pactuaram 190 instituições, dentre elas escolas, Cmeis e Ceis, com a participação de 320 equipes de Saúde da Família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *